Ação ‘Saberes Indígenas na Escola’ certifica 180 professores na Ufopa


programa teve como principal objetivo oferecer formação continuada aos professores indígenas, capacitando-os em diversas áreas pedagógicas essenciais. Campus Tapajós da Universidade Federal do Oeste do Pará, em Santarém
Comunicação Ufopa / Divulgação
A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) realiza nesta quarta-feira (3), a cerimônia de encerramento da primeira etapa do programa “Ação Saberes Indígenas na Escola: Processos educativos interculturais na formação docente indígena continuada”. O evento está marcado para iniciar às 15h no auditório da Unidade Tapajós do Campus Santarém, no bairro Salé.
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Durante a cerimônia, serão entregues os certificados aos professores cursistas dos três Territórios Etnoeducacionais abrangidos pela Ufopa: Tapajós-Arapiuns (Santarém), Munduruku (Itaituba) e Ixamná (Oriximiná). Ao todo, 180 professores indígenas de 71 escolas participaram da formação pedagógica.
Segundo a Ufopa, intensas atividades educativas e formativas foram coordenadas pelo Instituto de Formação Interdisciplinar e Intercultural (IFII). O programa teve como principal objetivo oferecer formação continuada aos professores indígenas, capacitando-os em diversas áreas pedagógicas essenciais.
Dividido em vários eixos, o programa abordou desde “Letramento e numeramento em língua indígena como primeira língua” até “História e geografia dos povos indígenas” e “Etnomatemática”. Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Oriximiná, Santarém e Itaituba, foram realizadas formações pedagógicas adaptadas às realidades locais, alcançando um amplo espectro de professores em diferentes territórios etnoeducacionais.
Os números refletem o impacto abrangente do programa: 65 professores e 41 escolas atendidas no Território Etnoeducacional Tapajós-Arapiuns (Santarém); 54 professores e 11 escolas atendidas no Território Etnoeducacional Munduruku (Itaituba); e 61 professores e 19 escolas atendidas no Território Etnoeducacional Ixamná (Oriximiná).
Essa abordagem holística não apenas fortaleceu os laços entre universidades e escolas indígenas, mas também reforçou a importância da educação escolar indígena em toda a área de atuação da Ufopa.
“A Ação Saberes Indígenas na Escola” insere no eixo Pedagogias Diferenciadas e Uso das Línguas Indígenas, do Programa Nacional dos Territórios Etnoeducacionais Indígenas, demonstrando o compromisso do governo em promover a diversidade cultural e linguística na educação.
Sob a regulamentação do Ministério da Educação, esse programa visa não apenas capacitar professores, mas também desenvolver materiais didáticos e paradidáticos adequados às realidades das comunidades indígenas.
Programação
15h – Apresentações culturais: professores indígenas representantes dos Territórios Etnoeducacionais da área de abrangência da Ufopa;
15h30 – Composição da mesa de abertura com autoridades e convidado;
16h – Entrega de certificados;
16h30 – Apresentação dos orientadores e formadores indígenas: breves relatos de experiência;
17h20 – Encerramento da Cerimônia;
17h30 – Apresentações culturais: partilha de saberes e sabores indígenas.
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