Volkswagen Taos | Por que ainda não decolou?

Volkswagen Taos | Por que ainda não decolou?Paulo Amaral

O Volkswagen Taos foi lançado no mercado brasileiro em 2021 com a missão de se tornar um dos principais representantes do segmento de SUVs médios no país, mas, pelo menos nos números, aparentemente não decolou da forma como a montadora alemã imaginava.

Enquanto o T-Cross e o Nivus, modelos compactos da marca, se posicionaram com destaque no ranking dos SUVs mais vendidos do Brasil em 2023, ocupando, respectivamente, a 1ª e a 5ª posições, o Taos foi apenas o 15º mais emplacado do segmento entre janeiro e dezembro.

Em números absolutos, a diferença nas vendas registradas nos 12 meses de 2023 fica ainda mais clara, e apresenta a seguinte ordem entre os chamados SUVWs (SUVs da Volkswagen), de acordo com os números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave):

– Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real. –

  1. Volkswagen T-Cross: 72.440 (72.445, segundo a Volkswagen)
  2. Volkswagen Nivus: 52.103
  3. Volkswagen Taos: 15.986 (15.990, de acordo com a Volkswagen)

Volkswagen aprova números do Taos

Com base nos números apresentados pela Fenabrave e pela própria Volkswagen, ficou constatado, com provas, que o Taos vende pelo menos três vezes menos que o Nivus e quase cinco vezes menos que o T-Cross, campeão de emplacamentos.

O Taos ficou à frente apenas do Tiguan, que vendeu 450 unidades e foi o 48º colocado no ranking geral de dezembro de 2023, mas sequer aparece no top 50 oficial do órgão no ano passado.

Diante da distância abissal entre os modelos, o Canaltech resolveu procurar a Volkswagen e perguntou, sem rodeios, por que o Taos ainda não decolou no Brasil. A resposta de Fernando Silva, Diretor de Vendas da marca alemã no país, surpreendeu.

“O SUVW Taos é fundamental no portfólio Volkswagen, atendendo aos clientes que buscam um modelo premium. Considerando essa fatia de mercado mais exclusiva, o Taos registra ótimas vendas, e um crescimento de 36,2% em relação a 2022”, argumentou.

Amplo portfólio justifica números

Na análise do executivo da Volkswagen ouvido pelo Canaltech, a diferença entre os números do Taos em relação às vendas do Nivus e, principalmente, do T-Cross, pode ser justificada por uma só palavra: diversidade.

“A Volkswagen é a marca que oferece a linha mais completa de SUVs do mercado, com T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, atendendo às necessidades e preferências mais diversas dos brasileiros quando o assunto é SUV, oferecendo um modelo para cada perfil de cliente”.

Ao falar exclusivamente do Taos, Fernando Silva não economizou elogios, e ressaltou diversos pontos que também foram levantados pela reportagem do Canaltech em um review completo e, também, em um outro conteúdo especial produzido sobre o SUV médio.

“O Taos tem atributos importantes: é referência em design, segurança, tecnologia e conforto. O modelo é equipado com diversos assistentes de condução de última geração, tendo como destaque o sistema de Controle de Cruzeiro Adaptativo com Stop & Go, o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego e Assistente Traseiro de Saída”, enumerou.

O Diretor de Vendas da Volkswagen pontuou ainda que o Taos “é referência em espaço interno” (são 2,68 metros de entre-eixos e 4,46 metros de comprimento) e obteve nota máxima nos testes do Latin NCap (protocolo 2020/2024).

“O SUVW Taos conquistou cinco estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, considerando a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor”, concluiu, demonstrando, em sua visão, que o Taos ainda pode “decolar” no Brasil.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.