
Serviço era oferecido pela CCR, antiga operadora, e também em outras rodovias geridas pela nova operadora, a Ecovias. Empresa diz ter até junho, enquanto agência do governo Tarcísio afirma que serviço é opcional. Congestionamento a perder de vista na última quinta-feira (3), na Rodovia Raposo Tavares, que não teve informação disponível para o usuário em tempo real.
Reprodução/TV Globo
A troca de concessionária que opera as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco tem causado transtornos aos usuários pela falta de informações no site sobre o tráfego em tempo real nos primeiros dias de gestão da nova empresa, a Ecovias Raposo-Castello, do Grupo Ecorodovias.
Administrada nos últimos 27 anos pela ViaOeste, do Grupo CCR, as rodovias tinham um serviço em tempo real em seu site que informava sobre os congestionamentos, obras e acidentes.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Esse serviço ajudava os motoristas na tomada de decisão sobre o melhor momento de sair de casa.
Porém, com a troca das empresas no dia 30 de março, o monitoramento deixou de funcionar. O site da nova concessionária exibe apenas o seguinte comunicado:
“Em breve, nesta página, você poderá monitorar as rodovias em tempo real para planejar seu roteiro de viagem e escolher o melhor caminho até seu destino”.
Site da Ecovias Raposo Castello tem mensagem que avisa que serviço de monitoramento não está disponível.
Reprodução
A falta de publicização em tempo real dos problemas da rodovia tem gerado transtornos aos motoristas que usam diariamente as duas estradas, que são vias importantíssimas de ligação entre as cidades da Grande SP e do interior de SP à capital paulista.
Exemplo disso aconteceu no início da manhã de quinta-feira (3), quando dois acidentes na Raposo Tavares deixaram a pista com um congestionamento a perder de vista. A situação caótica foi mostrada pelo GloboCop, da TV Globo, durante o Bom Dia SP, a partir das 6h13 (veja os vídeos abaixo).
Os acidentes aconteceram nos kms 17 e 25, na altura da cidade de Cotia, no sentido capital. Enquanto o helicóptero da emissora registrava o congestionamento a perder de vista, o site da empresa não trazia nenhuma informação sobre os congestionamentos, tampouco as redes sociais da concessionária.
Acidentes na Raposo Tavares causam mais de uma hora de lentidão
Por meio do telefone, a produção do telejornal tentava saber a extensão do megacongestionamento, mas não conseguia a informação em nenhum dos canais telefônicos da empresa, que informavam que a situação estava normal na via.
A produção da TV Globo só foi conseguir as primeiras informações sobre a situação da Raposo Tavares apenas uma hora depois das imagens exibidas pela emissora, por meio da assessoria de imprensa da concessionária.
Desde a manhã de quarta-feira (2), a empresa havia informado que os boletins de imprensa sobre a situação das duas vias administradas pela empresa seriam distribuídos pelas redes sociais da concessionária.
A empresa criou dois perfis nas redes X (ex-Twitter) e na rede Threads para atualizar a situação do sistema.
No entanto, a primeira atualização do dia foi às 6h38, sem informações sobre a Raposo Tavares.
Os dois perfis são seguidos por menos de 100 pessoas cada um (44 seguidores na rede X e 53 seguidores na Threads), o que restringe o alcance das informações para os usuários na hora que os fatos estão acontecendo nas rodovias.
Esse mesmo sistema de tempo real já é adotado em outras rodovias administrados pela Ecovias, como o Sistema Anchieta-Imigrantes, onde a concessionária disponibiliza no site da concessão, por exemplo, imagens das câmeras de segurança para o usuário avaliar a situação dos congestionamentos em vários trechos.
Outras concessionárias como Autoban, do grupo CCR, que continua administrando o sistema Anhanguera-Bandeirantes, o “tempo real” também é disponibilizado no site para todos os usuários.
Site da Ecovias mostra tem tempo real, com uso de câmeras, a situação do trânsito no Sistema Anchiete-Imigrantes.
Reprodução
O que diz a nova concessionária
Por meio de nota, a Ecovias Raposo-Castello – nova concessionária – disse que o trecho onde aconteceu os dois acidentes na manhã de quinta (3) – entre os quilômetros 10 e 34 – era operado anteriormente pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e não pela ViaOeste (CCR).
Por isso, “não havia, nesse trecho, um sistema de monitoramento de tráfego em tempo real que pudesse ser transferido para a nova concessionária”.
Sobre os demais trechos que também ainda não têm o tempo real disponibilizado ao usuário, a empresa esclareceu que “vem avaliando os sistemas disponíveis e implementando melhorias”.
Segundo a empresa, “a previsão contratual para a implantação da aplicabilidade ‘condições em tempo real’ é até 30 de junho”.
Postagens da Ecovias só com informações da Castello Branco e para um número reduzidíssimo de usuários.
Reprodução/Rede X, ex-Twitter
“Atualmente, os usuários podem acompanhar as condições do tráfego por meio de boletins atualizados nas redes sociais: X [link] e Threads [link]. Além disso, a concessionária oferece atendimento 24h pelo telefone 0800 270 0 280 para emergências e informações sobre o Sistema Raposo Tavares – Castello Branco. Para outros assuntos, que não boletins de tráfego, é mantido um grupo de WhatsApp para jornalistas, onde são divulgadas outras informações relevantes sobre a concessionária”, declarou a companhia (veja nota completa abaixo).
O que diz o governo Tarcísio
Já a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), órgão da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) que inspeciona os contratos com as empresas operadoras das rodovias privadas do estado, afirma que “a escolha de utilizar o site como meio de informação ao usuário é feita pela empresa, que também pode utilizar boletins, redes sociais, PMVs e outros serviços de comunicação”.
Segundo a agência, “as obrigações contratuais relacionadas ao operacional podem variar conforme cada contrato, que estão acessíveis no site da agência”.
“Em caso de descumprimento ou divulgação de informações incorretas pela concessionária, ela poderá ser penalizada”, afirmou a Artesp.
Nova operadora com queda de pedágio
A Ecovias assumiu o Sistema Raposo-Castello a partir da 0h do dia 30 de março.
A empresa agora administra 92 quilômetros em quatro rodovias paulistas, atravessando 10 municípios do interior, incluindo os trechos de chegada à capital da SP-270 (Rod. Raposo Tavares) e SP-280 (Rod. Castello Branco), pelo prazo de 30 anos.
A concessionária foi a vencedora de leilão realizado em novembro do ano passado pelo governo estadual e tem a obrigação contratual de investir R$ 8 bilhões em obras e serviços, além de outros R$ 3 bilhões relativos a custos operacionais, conforme estimativas do governo federal, ao longo dos 30 anos de contrato.
Pedágio da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Regente Feijó (SP)
Leonardo Jacomini/g1
Segundo o contrato, de imediato haverá redução média de 30% no valor das tarifas das praças de Osasco, Barueri e Itapevi da Castello, na região metropolitana de São Paulo.
Além da queda no valor, será aplicado um desconto de 5% para veículos que fazem o pagamento automático com TAGs.
Outra novidade é o Desconto para Usuário Frequente (DUF), válido para veículos de passeio a partir da 11ª passagem pela mesma praça de pedágio (no mesmo sentido) e dentro do mesmo mês, podendo chegar a 20% de desconto.
Os novos valores dos pedágios são os seguintes:
Rodovia Castello Branco (SP-280)
📍 Osasco (km 18.920): tarifa passa de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas cabines automáticas e R$ 4,00 nas cabines manuais.
📍 Barueri (km 20.545): valor passa de R$ 5,90 para R$ 3,80 nas cabines automáticas e R$ 4,00 nas cabines manuais.
📍 Itapevi (km 33.420): tarifa passa de R$ 11,80 para R$ 8,93 nas cabines automáticas e R$ 9,40 nas cabines manuais.
📍 Itu (km 72.805): valor passa de R$ 15,80 para R$ 11,97 nas cabines automáticas e R$ 12,60 nas cabines manuais.
Rodovia Raposo Tavares (SP-270)
📍 São Roque (km 47.555): tarifa passa de R$ 12,60 para R$ 9,59 nas cabines automáticas e R$ 10,10 nas cabines manuais.
📍 Alumínio (km 79.145): valor passa de R$ 12,60 para R$ 9,40 nas cabines automáticas e R$ 9,90 nas cabines manuais.
📍 Araçoiaba (km 111.89): tarifa passa de R$ 12,60 para R$ 9,59 nas cabines automáticas e R$ 10,10 nas cabines manuais.
Rodovia Santos Dumont / Castelinho (SP-075)
📍 Sorocaba (km 13.325): valor passa de R$ 9,00 para R$ 6,74 nas cabines automáticas e R$ 7,10 nas cabines manuais.
O que diz a Ecovias
Abaixo, veja a íntegra da nota da Ecovias:
“A Ecovias Raposo Castello esclarece que a Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre os quilômetros 10 e 34, era anteriormente administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e não pela ViaOeste (CCR). Dessa forma, não havia, nesse trecho, um sistema de monitoramento de tráfego em tempo real que pudesse ser transferido para a nova concessionária. Atualmente, os usuários podem acompanhar as condições do tráfego por meio de boletins atualizados nas redes sociais: X [link] e Threads [link]. Além disso, a concessionária oferece atendimento 24h pelo telefone 0800 270 0 280 para emergências e informações sobre o Sistema Raposo Tavares – Castello Branco. Para outros assuntos, que não boletins de tráfego, é mantido um grupo de WhatsApp para jornalistas, onde são divulgadas outras informações relevantes sobre a concessionária. Desde o início da concessão, em 30 de março, a Ecovias Raposo Castello vem avaliando os sistemas disponíveis e implementando melhorias. A previsão contratual para a implantação da aplicabilidade ‘condições em tempo real’ é até 30 de junho. Assim, tão logo seja disponibilizada, será feita a divulgação do serviço.”