
Rodrigo Figueiredo foi condenado a seis anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto. Crime aconteceu em julho de 2022. Homem é morto após abordagem da PM na Vila Barraginha, Contagem; as imagens são fortes
O policial militar, Rodrigo Figueiredo, foi condenado a seis anos e cinco meses de depois de atirar e matar Marcos Vinícius Vieira Couto, de 29 anos, durante uma abordagem em 2022, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O resultado do julgamento foi dado nesta sexta-feira (4), após júri popular.
O Sargento foi condenado ao regime semiaberto, que permite que o condenado trabalhe ou estude durante o dia e retorne para a prisão durante a noite.
O Tribunal do Júri foi realizado na Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Contagem com início na manhã de quinta-feira (4) e finalização na madrugada desta sexta-feira (5).
Relembre o caso
Marcos Vinícius Vieira Couto, de 29 anos, foi morto com três tiros na noite do dia 16 de julho de 2022, na Vila Barraginha, em Contagem. Segundo familiares, ele estaria em um bar quando foi abordado pela polícia. Ainda de acordo com os parentes, os militares disseram que receberam denúncias de que ele estaria fazendo disparos de arma no local. Marcos foi morto mesmo após negar estar armado.
Imagens feitas no momento da abordagem mostram quando Marcos é puxado pelo policial militar, Rodrigo Figueiredo, e arrastado para atrás de uma Kombi. Ele aparece morto em seguida (veja vídeo acima).
O policial alegou que a vítima resistiu ativamente à abordagem e que os disparos foram feitos no momento em que a vítima tentou pegar a arma dele.
No entanto, o laudo pericial da Polícia Civil apontou, com base nas imagens analisadas, que Marcos não reagiu.
O Sargento Rodrigo Figueiredo já respondeu na Justiça Militar por pelo menos nove acusações, entre elas injúria, lesão, ameaça, corrupção passiva, peculato e homicídio.
Homem é morto após abordagem da PM na Vila Barraginha, Contagem
Arquivo Pessoal
Vídeos mais assistidos do g1 Minas