
Barral estava no cargo desde 1º de janeiro de 2025. Site da Prefeitura de Belo Horizonte informa que ele é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Bahia. O secretário municipal de Educação de Belo Horizonte, Bruno Barral
Reprodução/TV Globo
Bruno Barral, secretário municipal de Educação de Belo Horizonte, alvo de mandados de busca e apreensão na capital mineira e em Salvador, nesta quinta-feira (3), durante a 3ª fase da Operação Overclean da Polícia Federal (PF), estava no cargo desde abril de 2024.
O site da Prefeitura de Belo Horizonte informa que ele é formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Bahia e tem Executive MBA pela Fundação Dom Cabral e extensão universitária pela Universidade Cantábria (Espanha).
Diz ainda que Barral foi secretário de Educação pela Prefeitura de Salvador (2017 a 2020) e diretor geral de iluminação pública, pela mesma instituição (2015 a 2017). Atuou com desenvolvimento de rede e de estratégias energéticas.
Rede social
No Instagram, ele tem 25,3 mil seguidores e se apresenta como secretário de Educação de BH, ex-secretário de Educação de Salvado, pai de três filhos e torcedor do Esporte Clube Bahia.
Em uma publicação, no dia 26 de março, data em que o prefeito Fuad Noman (PSD) morreu, Barral o homenageou e o agradeceu. Leia abaixo a íntegra do texto.
“Quando recebi o convite para assumir a Secretaria de Educação de Belo Horizonte, há quase um ano, o que mais pesou na minha decisão foi a oportunidade de trabalhar ao lado do prefeito Fuad Noman.
Um homem íntegro, competente, admirado por todos e com uma trajetória de muito sucesso na vida pública. Eu sabia que teria muito a aprender com ele — e vim.
Convivi e trabalhei com Fuad por menos tempo do que gostaria, mas o suficiente para confirmar tudo o que sempre ouvi sobre ele: um gestor sério, humano e inspirador.
Obrigado pela confiança e pela oportunidade, Fuad. Você segue sendo uma inspiração. Vou me dedicar ao máximo para honrar tudo o que conversamos e tudo o que sonhamos para a nossa Rede Municipal de Educação.
Que o descanso lhe seja leve.”
Polícia Federal realiza nova fase da operação Overclean em Salvador
‘Overclean’
A PF cumpriu 16 mandados de busca e apreensão e uma ordem de afastamento cautelar de um servidor público na 3ª fase da Operação Overclean.
A TV Bahia apurou que dois dos alvos da 3ª fase da operação são o empresário José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo”, suspeito de atuar como um dos chefes no esquema criminoso, e Bruno Barral.
PF faz novas buscas na casa do ‘Rei do Lixo’, em Salvador, em apuração sobre desvio de emendas
Vídeos mais assistidos do g1 Minas