
Um voo que transportava mais de duzentas pessoas de Bali, na Indonésia, para Melbourne, na Austrália, foi forçado a retornar depois que uma passageira tentou forçar a abertura de uma porta do avião. No momento, a aeronave já estava a cerca de 30 mil pés de altitude, segundo o The Independent.
O voo JQ-34 do Aeroporto Internacional Denpasar Ngurah Rai era operado pela companhia Jetstar, que relatou o ocorrido nesta terça-feira (1º). “Tivemos uma aeronave retornando para o aeroporto de Bali ontem à noite depois que um passageiro perturbador tentou abrir uma das portas da aeronave e abusou de nossa tripulação”, disse a companhia, informando sobre o incidente da noite de segunda (31).
Passageira foi detida
A mulher que causou o tumulto foi retirada da aeronave pelas autoridades locais em Bali, segundo o comunicado. De acordo com um vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher na parte de trás da aeronave conseguiu levantar a maçaneta da porta antes que um sinal de alerta alertasse a tripulação, disse o capitão pelos alto-falantes do avião.
Confira o momento em que o piloto comunicou o ocorrido com os demais passageiros:
No vídeo, ela escreve: Acabei de desembarcar do voo Jetstar de Bali para casa. Duas horas depois, uma senhora tentou abrir a porta de emergência porque queria sair no ar. Absolutamente um pesadelo. Tive que dar meia-volta e pousar de volta em Bali para ela ser presa. 260 passageiros irritados e assustados. A polícia a escoltou para fora do avião.”
Dados do site de rastreamento de voos Flightradar24 mostraram que o avião fez a volta sobre o Oceano Índico cerca de uma hora após o início do voo. A Jetstar não informou exatamente quantos passageiros e tripulantes estavam no avião viajando de Bali para Melbourne.
“A segurança e o bem-estar de nossos clientes e tripulação são nossa maior prioridade e agradecemos a eles pela maneira como responderam à situação”, disse a companhia aérea em seu comunicado, que completou afirmando ser inaceitável esse tipo de comportamento.
Casos parecidos
Segundo o jornal americano CNN, incidentes de passageiros indisciplinados foram relatados no passado, incluindo passageiros acionando saídas de emergência e deslizando por um escorregador de evacuação, agredindo comissários de bordo e outros passageiros. As autoridades de aviação estão reprimindo e aplicando punições mais rigorosas.
No ano passado, um passageiro foi acusado em um tribunal federal por tentar abrir à força a porta de um avião e agredir um comissário de bordo durante o voo. O incidente ocorreu em um voo da American Airlines de Milwaukee para Dallas, e outros passageiros imobilizaram o homem com fita adesiva.
Em 2023, um homem que abriu a porta de emergência de um avião da Asiana Airlines pouco antes de pousar disse à polícia que se sentiu sufocado e queria sair do avião rapidamente, informou a CNN. A companhia aérea começou a interromper a venda de assentos perto de saídas de emergência em Airbus A321s.