Itapetininga registra maior concentração de pessoas em situação de rua na região; veja mapa de SP


Em novembro de 2023, data mais recente do levantamento, foram registradas 257 famílias em situação de rua. Na proporção, são 163 grupos a cada 100 mil habitantes em Itapetininga, que coloca a cidade na frente de Sorocaba, metrópole da região; para sociólogo, crise econômica e baixos salários explicam os dados. O registro da população que vive nas ruas sofreu um “boom” entre e 2017 e 2020 – período em que 767 famílias foram contabilizadas pelo MDS
TV Globo/ Reprodução
Ao menos 257 famílias vivem nas ruas de Itapetininga (SP). Os dados, divulgados pela Secretaria de Avaliação de Gestão da Informação e Cadastro Único (CadÚnico), indicam que a cidade concentra a maior população de pessoas em situação de rua da região, incluindo Sorocaba e Jundiaí (SP).
O levantamento feito pelo g1 analisou números de beneficiários do CadÚnico, disponíveis em base de dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), de cidades com pelo menos 100 mil habitantes.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Em novembro de 2023, data mais recente do levantamento, foram registradas 257 famílias em situação de rua. Na proporção, são 163 grupos a cada 100 mil habitantes em Itapetininga, cuja população é de 157.790 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No mapa abaixo é possível ver número total de famílias em situação de rua nas cidades de SP:

Apesar da alta proporção, Itapetininga registrou leve queda, de 4,1%, entre 2022 e 2023. O registro da população que vive nas ruas sofreu um “boom” entre e 2017 e 2020 – período em que 767 famílias foram contabilizadas pelo MDS. Veja situação no gráfico abaixo:

De acordo com o sociólogo José Roberto Rodrigues, os dados refletem a crise econômica no país. “Se as pessoas perdem emprego, muitas delas não conseguem pagar seus aluguéis, seus financiamentos e acabam indo morar na rua”
“[Desde] meados da década de 2010, até o final, o Brasil enfrentou um período de muita recessão econômica. Creio que, devido à Covid, pós-pandemia, esse dado ainda esteja pior. A situação econômica do Brasil começa a melhorar a partir de 2023”, explica.
Para sociólogo, baixos salários influenciam aumento de pobreza e índice de pessoas em situação de rua
Tânia Rego/Agência Brasil
O sociólogo ainda destaca que, no caso de Itapetininga, o aumento ocorre por escassez de empregos em indústrias e empresas do ramo de tecnologia. Além disso, grande parte da população é empregada nos setores da agricultura e serviços, com “os piores salários”
“Essas pessoas, como elas não detêm capital, quando elas perdem o emprego, elas automaticamente perdem a condição de moradia”, complementa.
Acolhimento
Serviço de acolhimento atende pessoas em situação de rua
TV TEM/ Reprodução
Em Itararé, cidade de SP que faz divisa com o Paraná, o levantamento registrou 22 famílias em situação de rua a cada 10 mil habitantes.
A proporção entre população e pessoas que vivem nas ruas no município, que tem 44.438 habitantes, é de 0,22% – resultado semelhante ao de cidades maiores, como Campinas e Jaú (SP).
Para acolher pessoas sem-teto, a Prefeitura de Itararé realiza trabalhos de abordagens sociais, nas manhãs de segunda e quartas-feiras, onde equipes qualificadas desenvolvem atividades sociais a famílias em situação de risco pessoal e social.
Projeto da prefeitura quer retirar pessoas em situação de rua da vulnerabilidade
Edu Kapps/SMS
“Durante o procedimento, as pessoas em situação de rua são encaminhadas, caso aceitem o acolhimento institucional, à Casa de Passagem, ao CAPS, ao CREAS, ao Cadastro Único e a outros serviços da rede intersetorial, de acordo com as necessidades e demandas apresentadas”, informou a administração pública em nota.
Além disso, o poder público também oferece a Casa de Passagem, um abrigo provisório com estrutura para acolher pessoas e grupos familiares com privacidade. É previsto para pessoas em situação de rua e desabrigo por abandono, migração e ausência de residência ou pessoas em trânsito e sem condições de se sustentarem.
Equipes acolhem pessoas em situação de rua em Itararé
Prefeitura de Itararé/Divulgação
O local oferece quatro refeições diárias, incluindo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, chuveiro quente e quartos separados para homens e mulheres. Itens de higiene pessoal também são fornecidos aos usuários.
Aqueles que desejem utilizar os serviços podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que fica à rua São Pedro, 420, Centro – Itararé (SP).
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.