
Série especial “Pedintes”, do PITV 2, da Rede Clube, mostra o que acontece depois que a doação sai das mãos de quem doa. Associação Casa Esperança e Vida, em Teresina
TV Clube
Na série especial “Pedintes”, exibida no Piauí TV 2, a Rede Clube mostrou a rotina e táticas de pessoas flagradas pedindo dinheiro, alimentos e outros itens nas ruas e estabelecimentos de Teresina. O terceiro e último episódio, exibido nesta quarta-feira (26), destacou ONGs e entidades que garantem a transparência no uso das doações.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Saber que uma doação bem intencionada terá um rumo correto faz toda a diferença. Na Associação Casa Esperança e Vida, instituição que presta assistência para pessoas que fazem tratamento contra o câncer no Piauí, por exemplo, todas as doações recebidas são registradas formalmente, assim como outras despesas do espaço.
“A casa vive hoje 100% através de doações. Então, tudo que chega aqui é através das pessoas que se identificam com o trabalho da casa e doam. Para uma associação funcionar, ela precisa estar em dia com várias documentações. Para ter transparência, credibilidade e a certeza de que tudo que chega aqui seja entregue a quem realmente precisa”, explicou a coordenadora Paloma Rodrigues.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
A dona de casa Antônia da Silva, que nasceu em uma família carente e por muitos anos dependeu de doações para sobreviver, destacou que ações de caridade mudam vidas inteiras.
“A doação em si é tão impactante na nossa vida que tira a gente do escuro e nos bota em um local mais amplo, com mais felicidade. A doação é importante para aquelas pessoas que não tem de onde tirar, que não tem condição de tirar. Quando chega uma doação, já nos ajuda bastante e tira um peso da nossa mente, sabe? “, contou a mulher, emocionada.
Antônia da Silva, dona de casa
TV Clube
Homem é flagrado vendendo doações de leite recebidas em farmácia de Teresina
Um homem, que se identifica apenas como Francisco, foi flagrado vendendo doações de leite recebidas em uma farmácia da Zona Leste de Teresina. O flagrante foi mostrado no primeiro episódio da série especial “Pedintes”, exibido nesta segunda-feira (24) no PITV 2, da Rede Clube.
Francisco costuma pedir auxílio para comprar alimentos em estacionamentos de farmácias e supermercados da Zona Leste de Teresina. Ele alega, em um cartaz feito com isopor, que tem um filho e precisa de ajuda.
Troca de alimento doado por dinheiro.
Reprodução: TV Clube
O homem se aproxima de pessoas, algumas dispostas a ajudar, e pede doações de leite para o filho pequeno. Ele menciona que precisa de leite integral de uma marca específica e justifica ser o mais recomendado para a criança.
A lata do produto custa em média R$ 40 e pode chegar ao dobro do valor de outro tipo da mercadoria. Após receber a lata de leite, Francisco vai a outro ponto e vende o produto a outro homem, por R$ 14, preço bem abaixo do valor de mercado.
Ao ser abordado e questionado pela equipe da TV Clube, Francisco chega a negar o golpe e diz que apenas guardava o produto com outras pessoas, mas, momentos depois, confessa a prática.
“Tem dia que ninguém dá nada, tem dia que ganho uma, duas latas. Tem gente que dá fralda também, mas isso é só quando outra pessoa encomenda pra mim”, relatou.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube