
Entre os desafios enfrentados pelo Projeto Manuscritos Digitais no processo de digitalização, estão as condições de armazenamento dos arquivos. Arquivo Público de Teresina digitaliza acervo histórico
O Arquivo Público do Piauí iniciou este ano a quarta etapa do processo de digitalização de documentos físicos. Desde 2022, mais de 450 mil foram digitalizados. O número, no entanto, corresponde à somente 5% do acervo. Entre os desafios enfrentados pelo Projeto Manuscritos Digitais, estão as condições de armazenamento dos arquivos.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O espaço, também conhecido como Casa Anísio Brito, armazena mais de 200 anos de história, entre mapas, fotografias, cartas, jornais e documentos oficiais dos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. Digitalizar os documentos é uma forma de preservá-los e facilitar o acesso à informação, além de contribuir para a transparência pública.
O Projeto Manuscritos Digitais atua na higienização, digitalização e na criação de backups para assegurar a segurança das informações, no meio online. A modernização do acervo também inclui melhorias na organização e conservação dos documentos originais.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Em entrevista à TV Clube, o coordenador do projeto, Flávio Martins, contou que a quarta etapa do processo de digitalização foca em documentos relacionados à revolta popular Balaiada, à Independência do Brasil e à Guerra do Paraguai.
“Têm documentos de extrema relevância que estão guardados fisicamente. Daqui pra frente, a gente vai ter uma cópia digital e que vai ser em breve disponibilizada para toda a sociedade. Sobretudo pesquisadores, estudantes, professores e todos aqueles que tem interesse em saber mais detalhes da história do Piauí”, comentou.
Arquivo Público do Piauí
Divulgação/Governo do Estado
“Não tem como criar um futuro sem conhecer o nosso passado. No nosso histórico, muitas descobertas até mesmo científicas são feitas através de estudos passados”, completou a bibliotecária Thania Pereira.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube