Sebastião Melo toma posse como prefeito de Porto Alegre nesta quarta

Sebastião Melo (MDB) tomou posse como prefeito de Porto Alegre nesta quarta-feira (1º/1), às 15h na Câmara Municipal de Porto Alegre. Ele foi reeleito no segundo turno do pleito de 2024 com 61,53% dos votos válidos.

O prefeito tem 66 anos e é solteiro. Ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele declarou que tem ensino superior completo e patrimônio de R$ 760.557,72.

A vice-prefeita eleita, Betina Worm (PL), tem 59 anos, é divorciada e veterinária. Ela declarou ao TSE que tem ensino superior completo e patrimônio de R$ 435.774.

Sebastião Melo teve 61,53% dos votos válidos no segundo turno, vencendo Maria do Rosário (PT), que obteve 38,47%.

Reeleição em meio a destruição

Sebastião Melo foi reeleito no segundo turno no mesmo ano em que enchentes devastaram o Rio Grande do Sul entre abril e maio de 2024.  A gestão da crise climática em Porto Alegre fizeram com que o chefe do Executivo municipal recebesse duras críticas.

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, atingiu a marca de 5,25 metros em 14 de maio, o maior da história. O avanço das águas expôs a fragilidade do Muro da Mauá, estrutura projetada para conter enchentes no Centro Histórico da capital.

As enchentes deixaram um rastro de destruição por todo o Rio Grande do Sul. Com 183 mortes confirmadas, a tragédia afetou a vida de mais de 800 mil gaúchos.

Falhas de vedação nas comportas permitiram a entrada da água, obrigando a prefeitura a recorrer a sacos de areia para proteger a região. As estradas estaduais foram duramente impactadas. Mais de 13 mil quilômetros de rodovias ficaram comprometidos, com 14 pontes levadas pelas águas.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, ficou inundado por mais de 20 dias, forçando o desvio de voos para a Base Aérea de Canoas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.