Asteroide se aproxima e fica mais perto da Terra que a Lua no sábado (27)

Asteroide se aproxima e fica mais perto da Terra que a Lua no sábado (27)Danielle Cassita

O asteroide 2024 DJ vai passar perto da Terra no sábado (27). Durante a aproximação máxima, a rocha espacial vai ficar a apenas 354 mil km de nós, distância equivalente a 92% da média daquela que separa a Lua e nosso planeta. Vale lembrar que a passagem do objeto não nos oferece riscos.

Os membros do projeto Virtual Telescope tiraram uma foto da rocha espacial quando estava a um milhão de quilômetros de nós. “O telescópio monitorou o movimento aparente do asteroide, então ele se parece com um ponto nítido de luz indicado por uma seta branca, enquanto as estrelas deixaram rastros brilhantes no fundo”, escreveu Gianluca Masi, coordenador do projeto.

Near-Earth asteroid 2024 BJ is safely coming very close (354k km, 92% of the lunar distance) in about 24 hours. 🔭📺✨ See it live here: https://t.co/SAK38rFqdL pic.twitter.com/z9jEoqncSf

– Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você! –

— Virtual Telescope (@VirtualTelescop) January 26, 2024

Segundo ele, o asteroide foi identificado em 17 de janeiro por meio do levantamento Mount Lemmon Survey. O asteroide 2024 DJ mede de 16 m a 37 m, e vai chegar à aproximação máxima da Terra às 14h30 no horário de Brasília.

O que é um asteroide?

Os asteroides são objetos rochosos e pequenos que orbitam o Sol. No caso, o 2024 DJ é considerado um asteroide próximo da Terra, classificação dada aos objetos que viajam em órbitas que os deixam a até 195 milhões de quilômetros do nosso astro — ou seja, a uma distância que os traz para perto da vizinhança orbital da Terra.

Conforme estes objetos são observados, suas órbitas são determinadas com maior precisão e os cientistas podem prever onde vão estar em alguns anos ou até em décadas. A maior parte dos asteroides próximos da Terra não se aproximam tanto do nosso planeta, e por isso não oferecem riscos para nós.

Por outro lado, existe o grupo dos chamados asteroides potencialmente perigosos. Trata-se de uma pequena fração dos asteroides próximos da Terra que exige mais atenção, porque medem pelo menos 140 m de diâmetro e suas órbitas os trazem para até 7,5 milhões de quilômetros em relação à órbita terrestre ao redor do Sol.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.