Anac pode multar concessionária por atraso no aeromóvel de Guarulhos

São Paulo – A concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, corre o risco de ser multada pela Anac pelo atraso na entrega do sistema de transporte de passageiros que vai ligar o local à estação Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade da CPTM.

Com data prevista inicialmente para 18 de fevereiro de 2024, o início das operações do “aeromóvel” em Guarulhos já acumula dez meses de atraso. Por causa da demora, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) abriu um processo administrativo que pode culminar com a aplicação de multa à concessionária.

A informação foi confirmada ao Metrópoles pela agência neste sábado (28/12). Em nota, a Anac afirma que não houve nenhuma alteração no escopo contratado ou intervenções na obra por parte do poder público que possam justificar o atraso.

“Os atrasos estão relacionados exclusivamente a questões construtivas, de implantação da tecnologia e internas, do consórcio construtor, não havendo qualquer divergência com a Anac que implique atraso de obras”, diz a agência.

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Aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP

Aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP
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Técnicos vistoriam aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP

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Aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP

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Aeromóvel que ligará estação Aeroporto-Guarulhos da CPTM ao Aeroporto Internacional de SP

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A Anac afirma ainda que acompanha a implantação do investimento por meio de relatórios, reuniões e visitas técnicas “a fim de buscar os esforços necessários para a conclusão das obras com agilidade, qualidade e presteza”.

A GRU Airport não respondeu à solicitação de nota do Metrópoles até a publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

O sistema de transporte gratuito entre os terminais do aeroporto de Guarulhos e a estação da linha 13-Jade tem como objetivo facilitar o deslocamento dos passageiros entre o maior aeroporto do país e o transporte público da região metropolitana, a exemplo do que já acontece em outras grandes cidades do mundo, como Paris e Roma, na Europa.

No total, três veículos farão a ligação entre a estação e os terminais por meio de uma espécie de monotrilho chamado de “automated people mover” (ou “people mover” aeromóvel). Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, cada aeromóvel tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, com tempo de viagem e de espera de 6 minutos. O trecho de operação é de 2,7 km de extensão.

A construção do sistema foi negociada durante a concessão do aeroporto internacional. Depois de muita negociação entre o governo federal e a GRU Aiport, ficou acertado que os R$ 272 milhões necessários para a implementação do trem sairiam da outorga da própria concessionária.

Atualmente, o passageiro que quer acessar o aeroporto de Guarulhos por meio do transporte público precisa desembarcar na última estação da linha 13-Jade e pegar um ônibus gratuito para chegar aos terminais de passageiros do aeroporto, o que aumenta o tempo de viagem e dificulta o transporte de malas.

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