Vai chover no Natal? Defesa Civil alerta para tempestades em Campinas e região; saiba como se proteger


Chuvas devem ficar mais intensas com raios e rajadas de vento a partir de quinta-feira em todo o Estado de São Paulo. Céu encoberto antes de tempestade começar no Parque Industrial em Campinas
Yasmin Castro/g1
Sabe onde vai passar a semana do Natal? A Defesa Civil emitiu, na tarde desta segunda-feira (23), um alerta de tempestades para toda a semana do feriado. As chuvas ficam mais intensas com raios e rajadas de vento a partir desta quinta-feira (26) em Campinas (SP) e região.
Segundo o órgão, durante a véspera e o feriado natalino, esta terça (24) e quarta-feira (25), o sol deve aparecer entre nuvens, trazendo sensação de abafamento e aumento da temperatura. Essa condição climática deve favorecer a formação de pancadas de chuva isoladas em todo o estado de São Paulo.
De acordo com a Defesa Civil, o aumento de intensidade das precipitações deve acontecer pela passagem de uma frente fria que veio acompanhada de um corredor de umidade com origem na região Amazônica.
“A partir de quarta-feira as instabilidades voltam com mais força. Aí a gente tem indicativo de que pelo menos até sábado ocorram chuvas bem intensas e volumosas no estado como um todo”, diz Bruno Bainy, meteorologista do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Unicamp.
Variação da temperatura
As temperaturas para e região de Campinas devem se manter entre 18 e 29 °C na terça e quarta. Devido a tendência das chuvas mais intensas, a temperatura a partir de quarta-feira deve ter menos diferença entre mínimas e máximas, se mantendo entre 20 °C e 24 °C.
⛔ Cuidados com tempestade
Evite proximidade e contato com objetos e superfícies metálicas, incluindo cercas e grades;
Evite tomar banho e falar ao telefone;
Desligue aparelhos eletrônicos da tomada para precaver danos;
Busque abrigo em casas; prédios ou no interior de carros (sem encostar na parte exterior da lataria);
A Defesa Civil explica que os temporais costumam ter curta duração, no entanto, devido à intensidade da chuva e de serem acompanhados de rajadas de vento e queda de raio, elas representam risco para a população, em especial em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas.
Em caso de temporais, a Defesa Civil orienta que a população busque locais seguros e evite transitar por áreas sujeitas a alagamentos. “Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.”
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.