Suspeito de matar funcionário público ‘dando grau’ de moto em Monsenhor Gil é indiciado pela polícia


Laécio Oliveira da Penha, de 21 anos, ficou ferido no acidente, recebeu voz de prisão no hospital e foi encaminhado ao presídio em Altos, mas a Justiça deu a ele liberdade provisória em audiência de custódia. Funcionário público morre após colisão entre motocicletas na BR-316, no Piauí
Arquivo pessoal/g1 PI
Laécio Oliveira da Penha, de 21 anos, foi indiciado pela Polícia Civil do Piauí nesta quarta-feira (18), por homicídio culposo na direção de veículo automotor. Ele é suspeito de “dar grau”, manobra de empinar a moto, deixando a roda dianteira no alto enquanto se equilibra na traseira, e causar o acidente que matou Antônio Sérgio de Oliveira Neto, de 65 anos, na noite de 28 de novembro, no BR-316, em Monsenhor Gil.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Concluída esta investigação, é possível afirmar de modo seguro que a causa da morte da vítima foi a atuação negligente e imprudente do indiciado. Este trafegava com o seu veículo pela BR 316, zona urbana de Monsenhor Gil, e resolveu empinar o pneu da sua motocicleta, fazendo a manobra perigosa conhecida por ‘grau’, colidindo assim com a vítima que tentava cruzar a BR com sua moto”, afirmou o delegado Otony Nogueira Neto, que conduziu a investigação, no relatório de conclusão do inquérito.
“A conduta do indiciado se agrava porque ele trafega em velocidade alta, acima da aceitável na via, inclusive não estava utilizando com capacete, consoante vídeo e testemunhas, nem tem demonstração nos autos que o provável autor do crime possua CNH. Ou seja, a morte da vítima poderia ter sido evitada se regras básica de segurança no trânsito tivessem sido observadas”, declarou Otony Nogueira Neto.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Suspeito está em liberdade
O suspeito foi colocado em liberdade provisória durante a audiência de custódia, no dia 30 de novembro, pelo juiz Marcus Klinger Madeira de Vasconcelos. Ele havia sido preso em flagrante no dia anterior, no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), para onde levado após ficar ferido no acidente.
Conforme a conclusão do inquérito, Otony Neto não solicitou uma nova prisão. No entanto, o delegado solicitou a proibição/suspensão do direito de dirigir, ou sua obtenção, enquanto tramitar o processo. Laécio da Penha já respondia por crime de trânsito antes de causar o acidente que matou Antônio Sérgio Neto.
Atualmente, conforme a decisão judicial da audiência de custódia, ele utiliza tornozeleira eletrônica e deve cumprir outras medidas cautelares:
Comparecimento mensal à Justiça enquanto durar o inquérito policial ou a ação penal, caso seja ofertada;
Proibição de acesso ou frequência a bares, restaurantes e congêneres, em estado de embriaguez;
Proibição de se ausentar da comarca, sem autorização da Justiça, enquanto durar o inquérito ou o processo;
Recolhimento domiciliar noturno, das 22h às 6h.
Quem era Antônio Sérgio
Funcionário público morre após colisão entre motocicletas na BR-316, no Piauí
Divulgação/Prefeitura de Monsenhor Gil
Antônio Sérgio de Oliveira Neto era funcionário público da prefeitura de Monsenhor Gil, na qual atuava na Unidade Municipal de Cadastramento (UMC). Ele também já ocupou o cargo de secretário de Agricultura do município.
O velório e o enterro dele aconteceram na manhã do dia 29 de novembro. A família do ex-secretário registrou um boletim de ocorrência e a Polícia Civil do Piauí (PCPI) investigou o caso.
O prefeito de Monsenhor Gil, João Luiz Carvalho (PSD), decretou luto oficial de três dias na cidade. Em nota, o gestor lamentou a morte de Antônio e se solidarizou com a família. Leia abaixo:
O prefeito João Luiz Carvalho da Silva e o vice Evandro Leal Abreu, em nome de toda a comunidade de Monsenhor Gil, estendem suas condolências à família de Antônio Sérgio de Oliveira Neto. Que a força da união e as memórias queridas tragam conforto neste momento de luto.
Estamos juntos em pensamento e oração, desejando paz e serenidade a todos os enlutados.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
,
Adicionar aos favoritos o Link permanente.