Como tomar whey protein? Cuidados e dicas para ingerir o suplemento

Consumido por quem precisa fazer a reposição de proteínas, por atletas de alto rendimento e praticantes de exercício físico, o whey protein é um dos suplementos alimentares mais conhecidos do mercado. Até por isso, surge a dúvida de como tomar whey protein da melhor forma, para que o corpo absorva todos os benefícios desse insumo.

Pessoa em frente a mesa de café da manhã preparando em whey protein

O whey protein cada vez é mais popular no cardápio de quem está entrando no mundo fitness – Foto: Canva

Como tomar whey protein?

Extraído do soro do leite, o whey protein é um suplemento alimentar rico em proteínas, vitaminas e minerais, que dão energia, resistência e fortalecimento para o corpo humano.

Por essa fama, seu consumo se popularizou, principalmente entre os amantes da musculação e de atividades físicas, já que o produto ajuda a definir os músculos e ajuda na recuperação após as séries de exercícios.

Sua ingestão deve sempre ser acompanhada por um profissional da área da saúde, que irá orientar sobre o melhor uso e indicar qual o tipo de whey protein é mais adequado para cada pessoa.

Geralmente comercializado em pó, o whey protein é servido misturado a líquidos e alimentos, como ingredientes de shakes, vitaminas, bolos, frutas, pães e barras de cereais.

Mulher na cozinha fazendo whey protein

Prático de ser consumido, o whey é comumente misturado a shakes e vitaminas – Foto: Freepik

Contudo, é importante observar a dosagem ideal da proteína por dia, para que os excessos não provoquem efeitos colaterais para a saúde do indivíduo.

A recomendação é que o whey protein seja utilizado como uma forma de reposição de proteína, portanto, tomar de 20g a 30g é o suficiente para o organismo se aproveitar das propriedades dessa substância.

Quando tomar whey protein?

Uma dúvida bastante comum para quem quer inserir o whey protein em sua dieta é acerca do melhor horário para tomar o suplemento.

Tal questão é motivada em busca de extrair o melhor resultado da ingestão do whey protein.

Assim, se a intenção é repor os nutrientes de maneira rápida para começar o dia, a melhor indicação é tomar o whey com o café da manhã.

Caso o objetivo seja a hipertrofia, como é chamado o processo de aumento e definição dos músculos, o momento perfeito é o pós-treino, pois o corpo irá utilizar o whey, que possui rápida absorção, para devolver as proteínas perdidas durante a realização dos exercícios físicos.

O whey protein também pode ser tomado nos momentos de descanso, que é quando os músculos estão em processo de regeneração.

Ao ser misturado em líquido, o insumo facilita a digestão e oferece o corpo as propriedades necessárias para a reconstrução dos tecidos musculares.

Como tomar whey protein misturado aos alimentos

A consistência do whey protein facilita a sua forma de ser consumido. Por ser um pó solúvel, ele é habitualmente adicionado a outros líquidos, como água, leite, vitaminas e shakes, ganhando um aspecto homogêneo que torna a sua ingestão mais agradável.

Entretanto, ele pode ser usado também como uma farinha junto a salada de frutas ou com a banana amassada, por exemplo. Ou mesmo substituir ingredientes mais calóricos em bolos, pães e demais doces.

Whey dissolvido em água

Misturar o whey em água é um jeito mais prático de tomar o insumo na correria do dia a dia, levando em uma garrafinha ou squeeze para a academia ou qualquer lugar que for.

Essa solução também é o método perfeito para quem possui intolerância alimentar, como a lactose.

Para quem possui alergia ou intolerância à gordura do leite, a dissolução do whey isolado, mais puro que o convencional, é a fórmula ideal.

O único ponto que pode pesar contra essa combinação é o sabor, já que na água, o forte sabor proteico do produto ficará mais pronunciado.

Whey dissolvido em leite

Já que o whey é uma proteína do leite, quando ele é tomado junto a uma bebida láctea, seu efeito é amplificado, já que o processo de digestão será mais lento, e a proteína ficará mais tempo no corpo.

Muitos procuram evitar a mistura devido ao valor calórico do leite, mas embora a taxa de gorduras seja maior, a bebida oferece outras vitaminas e minerais, que só fazem bem ao organismo. Caso isso seja uma preocupação, recomenda-se tomar o whey com leite desnatado.

Homem na academia tomando whey

A mistura do whey com líquidos é prática para tomar na academia – Foto: Freepik

Em contrapartida ao aumento da quantidade de gorduras, o leite oferece misturas muito mais saborosas, como vitaminas e shakes com frutas, que se sobrepõe ao gosto do whey, rendendo uma bebida bem mais gostosa.

Whey misturado com frutas e alimentos

Conforme o propósito, misturar o whey com frutas é uma boa solução. Por exemplo, se a intenção da pessoa for perder peso, tomar o suplemento com banana e mamão é uma combinação certeira.

O produto também combina com a salada de frutas ou com elas amassadas junto a outros cereais no café da manhã. Além de aumentar a saciedade, o insumo vai dar uma dose extra de energia.

Para quem quer fazer uma dieta sem perder as delícias dos doces, o whey pode ser uma opção interessante para adentrar no mundo fitness.

Não à toa, existem receitas de pães, panquecas, pudins, brigadeiros e bolos usando o suplemento como ingrediente, e o resultado é surpreendente.

Cuidados ao tomar whey protein

Igual a qualquer outro complemento alimentar, o consumo de whey protein deve ser balanceado na dieta, para que seu excesso não traga problemas de saúde.

Quando a ingestão de whey ultrapassa o recomendado, a pessoa está sujeita a desenvolver crises renais, pois os rins são responsáveis por eliminar o acúmulo de proteínas do organismo.

Com maior quantidade de whey protein no corpo, o órgão passará a trabalhar mais e apresentar sobrecarga no funcionamento.

O mesmo acontece com o sistema digestivo, que não é preparado para receber grandes doses de proteínas.

Ao tomar grande quantidade de whey, o corpo pode reagir com desconforto na área, náuseas, inchaço e diarreia.

A ênfase excessiva no consumo de whey protein pode levar a um desequilíbrio nutricional.

A proteína é apenas um dos nutrientes essenciais para o organismo. Uma dieta equilibrada deve incluir carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais para garantir um bom funcionamento do corpo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.