Aeroporto de Porto Alegre volta a funcionar sem restrições após enchentes


A pista e o primeiro piso do Salgado Filho ficaram mais de 20 dias debaixo d’água. As obras custaram R$ 500 milhões. Sete meses depois das enchentes, aeroporto de Porto Alegre volta a funcionar plenamente
O Rio Grande do Sul comemorou nesta segunda-feira (16) mais uma etapa vencida, na recuperação de danos das enchentes de maio. O aeroporto de Porto Alegre voltou a funcionar sem restrições.
Toda a extensão da pista do Aeroporto Salgado Filho está liberada para pousos e decolagens. Foram sete meses desde as enchentes. A pista e o primeiro piso ficaram mais de 20 dias debaixo d’água. As obras custaram R$ 500 milhões.
“Isso representa que o aeroporto não tem restrição mais para operação. Nós estamos aptos a receber aeronaves maiores, aeronaves com maior capacidade de carga, podendo atingir destinos mais distantes de Porto Alegre”, afirma Fabrício Cardoso, diretor de Operações da Fraport.
Com essa retomada, o aeroporto de Porto Alegre passa a operar cinco rotas internacionais – uma a menos do que tinha antes da enchente. Mas só na metade de 2025 é que o número de passageiros deve se aproximar do movimento que se via por lá. Desde a reabertura parcial em outubro, o aeroporto recuperou 13 dos 22 destinos nacionais.
Veja imagens da recuperação da pista do Aeroporto Salgado Filho após enchente
A concessionária explica que a logística para a retomada completa é muito complexa, envolve outros aeroportos e as companhias aéreas.
“Hoje, a gente tem um cenário na economia da aviação global que é a falta de aeronaves. Então, é bem complexo conseguir trazer voos nesse momento. É um cenário que a gente espera que se resolva ao longo dos próximos anos, mas não é de tão curto prazo. E precisa de um incentivo a mais sempre do aeroporto, da empresa aérea e do governo do estado, especialmente, também ajudando a empurrar essas rotas diretas que são tão importantes para a gente”, diz Pedro Paulo Barsaglini Navega.
As festas de fim de ano ajudam a colocar Porto Alegre de volta no mapa da aviação. Um grupo está voltando para o Maranhão depois de passar férias em Gramado, na Serra Gaúcha.
“Está tudo tranquilo, a viagem foi super tranquila. Lá é muito bonito e foi muito satisfatório”, conta a professora Micaeli Dutra.
Sete meses depois das enchentes, aeroporto de Porto Alegre volta a funcionar plenamente
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Aeroporto Salgado Filho retoma operação 24 horas com entrega da pista completa após enchente histórica no RS
Primeiro voo comercial da retomada do Salgado Filho pousa após cinco meses da enchente no RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.