PF apreendeu 6 celulares com Ramagem – um deles da Abin


Suspeito de usar agência para espionar opositores do governo Bolsonaro, deputado federal também tinha um notebook que seria do órgão, do qual saiu em março de 2022. Abin alega que parlamentar perdeu acesso aos sistemas no mesmo mês. Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
O ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem (PL-RJ), ficou com um telefone celular e um notebook que seriam da agência mesmo após se desligar do órgão, aponta a Polícia Federal. Segundo apuração da TV Globo, os aparelhos estavam entre os objetos apreendidos nos endereços de Ramagem. Ele é suspeito de usar a agência para espionar opositores do governo Bolsonaro.

O ASSUNTO: O esquema ilegal de espionagem na Abin
A Abin alega que Ramagem perdeu o acesso ao sistema da agência em março de 2022, quando deixou o cargo para concorrer à Câmara dos Deputados e se elegeu pelo PL.
Nesta quinta-feira, a PF cumpriu 21 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Brasília. Um deles, na Câmara, no gabinete do deputado.
Daniela Lima fala sobre como Ramagem foi usado para defender os filhos de Bolsonaro
“Abin Paralela”
Apurações da Polícia Federal apontam que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) pode ter sido “instrumentalizada” para monitorar ilegalmente uma série de autoridades e pessoas envolvidas em investigações, além de desafetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O uso indevido da Abin teria ocorrido quando o órgão era chefiado por Ramagem. O crime, segundo as investigações, envolvia o uso do software “First Mile”, ferramenta de geolocalização que permite identificar as movimentações de pessoas por meio dos celulares delas.
A operação “Vigilância Aproximada” da Polícia Federal foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Na decisão, Moraes escreveu que, sob a direção do deputado Alexandre Ramagem, policiais fizeram serviços de “contrainteligência ilícitos”.
LEIA TAMBÉM:

Veja os principais pontos da operação que investiga espionagem ilegal da Abin
First Mile: o que se sabe sobre o software espião usado pela Abin
Quem é Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Abin alvo de buscas da PF
Veja casos em que Abin é suspeita de espionar autoridades e desafetos de Bolsonaro, e outras ações ilegais
Abin foi usada para monitorar promotora do caso Marielle

Adicionar aos favoritos o Link permanente.