Influencers disputam direito autoral de estética ‘clean girl’ nas redes

Influencers disputam direito autoral de estética ‘clean girl’ nas redesJuliana Morales

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estética ‘clean girl’ virou caso de justiça nos Estados Unidos recentemente. A influenciadora americana Sydney Nicole Gifford, de 24 anos, entrou com uma ação judicial contra outra blogueira chamada Alyssa Sheil após acusá-la de copiar sua “estética minimalista, neutra, bege e creme”.

No processo aberto no tribunal federal no Texas, Gifford apresenta como prova várias publicações em que Sheil, que tem 21 anos, teria imitado ela, acusando-a de violar seus direitos autorais. Segundo a influenciadora as fotos semelhantes não são uma coincidência e a outra tiktoker não apenas copiou seus conteúdo, mas também “roubou sua vibe” – como explica a reportagem do jornal The New York Times.

As influenciadoras em questão eram colegas de profissão, e as duas chegaram a fazer compras juntas e a participar de uma sessão de fotos meses antes. As interações entre elas foram um pouco estranhas, segundo Gifford, mas o problema foi um tempo depois, quando começaram a surgir publicações muito semelhantes e que imitavam o visual. A influenciadora acredita que Sheil usou o encontro entre elas como uma forma de “espionagem estética”.

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Segundo documentos judiciais obtidos pela PEOPLE, Gifford alega ainda que Sheil “apresentou os mesmos produtos da Amazon ou produtos substancialmente semelhantes ao que ela promovia”. A acusada respondeu ao processo em outro documento judicial, rebatendo as alegações e pedindo ao tribunal que rejeitasse o caso.

Este é mais um exemplo de como conceito de plágio está cada vez mais confuso quando se trata de produção de conteúdo para a internet. É possível distinguir o que é um conteúdo original e o que é copiado na internet? Ou melhor, existe essa diferença? Neste texto anterior aqui da CAPRICHO, discutimos mais sobre criação de conteúdo para a internet e qual a diferença entre inspiração e cópia.

E aí, o que você acha de toda essa polêmica?

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