Orgulho nacional: brasileiros que tiveram destaque internacional em 2024

Orgulho nacional: brasileiros que tiveram destaque internacional em 2024Arthur Ferreira

D

e premiações internacionais a recordes nos esportes, o Brasil tem vivido um ano de conquistas marcantes.Fernanda Torresbrilha como favorita aoOscarpor sua atuação emAinda Estou Aqui, enquantoAnittacelebra uma indicação aoGrammycom o álbumFunk Generation.Pabllo Vittarquebra barreiras da música e o legado do pilotoAyrton Sennaé exaltado em uma série de sucesso global.

E não para por aí: nosJogos Olímpicos de Paris, atletas comoRebeca AndradeeRayssa Lealgarantiram medalhas que reforçam o talento e esforço brasileiro. Em diferentes áreas, o país reafirma sua força e seu impacto no cenário mundial, mostrando que 2024 é, sem dúvida, um ano para entrar na história.

Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” nas principais premiações de cinema

A repercussão em torno deFernanda Torrescomo uma das favoritas ao Oscar 2025 reacendeu o orgulho e a emoção do público brasileiro pelo cinema nacional. A atriz brilhou emAinda Estou Aqui, longa dirigido porWalter Salles, que aborda a história real deEunice Paiva, vivida por Torres, enfrentando o desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar.

Com aclamação de público e crítica, o filme já ultrapassou 2 milhões de espectadores no Brasil e trouxe à tona memórias de 1999, quando sua mãe,Fernanda Montenegro, foi indicada ao Oscar porCentral do Brasil. Na época, Montenegro perdeu para Gwyneth Paltrow, decisão ainda vista como controversa. Agora, mais de duas décadas depois, Torres se apresenta como uma nova esperança de trazer a estatueta para o país.

Em coletiva, Fernanda Torres celebrou a trajetória do filme, destacando seu impacto para o cinema brasileiro. “O Oscar é muito importante, mas também não é a medida de tudo”, comentou. Recentemente, sua presença no Academy Governors Awards gerou grande repercussão, com a Academia enaltecendo a atriz nas redes sociais.

Continua após a publicidade

Além da corrida pela indicação ao Oscar, Torres está na lista de indicações aoGlobo de Ourode Melhor Atriz e o filme também está indicado aoCritics’ Choice Awards, consolidando sua performance como um marco para o cinema nacional.

Anitta levando o funk brasileiro para o Grammy

No universo musical,Anittatambém fez história ao ser indicada ao Grammy 2025 na categoria Melhor Álbum Pop Latino comFunk Generation. O projeto, lançado em abril, foi celebrado por introduzir o funk brasileiro em um dos maiores palcos da música mundial.

Em live nas redes sociais, a cantora comemorou emocionada: “Meu álbum de funk acabou de ser indicado ao Grammy mundial. Respeita!”. Essa conquista se soma a uma trajetória brilhante da cantora em 2024, que incluiu o Troféu Vanguarda noPrêmio Multishow, entregue porFernanda Abreu, em reconhecimento à sua contribuição para a internacionalização do funk.

Continua após a publicidade

A maior drag queen do mundo: Pabllo Vittar

Pabllo Vittarfez história em 2024 ao se tornar a primeira drag queen a entrar no Top 50 Global do Spotify com a músicaAlibi, que atingiu a posição #47. A canção, parceria comSevdalizaeYseult, também alcançou o #9 no Top Global (excluindo os Estados Unidos) e alcançou o #95 na Billboard Hot 100.

A nova conquista de Pabllo veio pouco após o jornalThe New York Timesnomeá-la como a próxima grande drag queen mundial, seguindo o legado deRuPaul.Em entrevista àCAPRICHO, Pabllo comentou sobre sua trajetória e a influência de RuPaul em sua carreira.

“É muito trabalhoso, mas muito gratificante também, fazer esse trabalho no Brasil, um país tão preconceituoso. Já passei por cada uma… Mas faria tudo de novo. Eu me sinto muito honrada sendo uma referência para toda uma nova geração de drags, me sinto uma ‘RuPaulzinha’. É louco. Em um dia, você está começando um ‘babado’, no outro você é uma referência mundial nisso”, compartilhou a artista.

Ela também se destacou no palco de um dos maiores shows de sua carreira.Madonnalevou mais de 1 milhão de pessoas à Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, para a grande festa de encerramento da The Celebration Tour, e Pabllo e Anitta foram as convidadas especiais. Durante a performance deMusic, a drag queen dançou ao lado de Madonna e até a carregou no colo.

Continua após a publicidade

O legado de Senna

A minissérie daNetflixSenna, que conta a história do lendário piloto de Fórmula 1, não só conquistou o público, mas também alcançou feitos impressionantes em tempo recorde. Em menos de duas semanas após sua estreia, Senna conquistou o primeiro lugar no Top 10 Global de séries de língua não inglesa entre os dias 2 e 8 de dezembro. Com mais de 53 milhões de horas assistidas, a produção se tornou a série mais vista no mundo e no Brasil, refletindo o sucesso estrondoso da obra.

Protagonizada porGabriel Leone, a série mergulha na vida do tricampeão, mostrando sua trajetória de superação, relações pessoais e os altos e baixos de sua carreira. Além do sucesso de audiência, Senna recebeu uma indicação ao Critics Choice Awards 2025 na categoria “Melhor Série em Língua Estrangeira”.

Brasil no pódio: conquistas e recordes em Paris

No meio do ano não se falou em outra coisa: o Brasil parou para acompanhar nossos atletas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O país conquistou 20 medalhas no total, divididas entre três ouros, sete pratas e 10 bronzes.

Entre as medalhistas de destaque,Rebeca Andradefez história na ginástica artística, se tornando a brasileira com mais pódios em Olimpíadas, com quatro medalhas em Paris. Rebeca conquistou o ouro no solo, uma medalha de prata no individual geral, outra no salto, e ainda contribuiu para a medalha de bronze na disputa por equipes, ao lado deFlávia Saraiva,Jade Barbosa,Júlia SoareseLorrane Oliveira.

Continua após a publicidade

Outro grande nome foiRayssa Leal, que também repetiu sua participação brilhante dos Jogos de Tóquio 2020. A “fadinha” do skate, com apenas 16 anos, levou o bronze no street feminino, e se consagrou como uma das jovens estrelas do Brasil no cenário esportivo internacional. Ela é a segunda atleta a conquistar medalhas consecutivas no skate nas Olimpíadas, um feito raro para atletas tão jovens.

Beatriz Souza, no judô (+78kg), conquistou o ouro, tornando-se a primeira campeã olímpica brasileira nessa categoria. No judô masculino,Willian Limaobteve a prata na categoria -66kg, após garantir o Brasil na final pela primeira vez desde os Jogos de Sydney 2000.Gabriel Medina, em uma competição intensa de surfe, alcançou o bronze depois de uma derrota nas semifinais.Tati Weston-Webb, também no surfe, conquistou a prata, tornando-se a primeira mulher brasileira a subir no pódio olímpico do surfe.

Larissa Pimentano judô e a equipe de judô mista trouxeram mais medalhas de bronze para o país, e o vôlei feminino garantiu o bronze ao vencer a Turquia na disputa pelo terceiro lugar. Já o futebol feminino conquistou a prata.

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.