VÍDEO: mortos podem chegar a 1 mil após ciclone Chido devastar paradisíaca ilha francesa

A passagem do ciclone Chido pode ter deixado cerca de mil mortos no arquipélago de Mayotte, de acordo com o prefeito François-Xavier Bieuville. A tempestade de categoria 4 atingiu o território francês no fim de semana, com ventos superiores a 220 km/h, devastando bairros e interrompendo serviços essenciais.

Ciclone Chido devastou bairros do arquipélago francês Mayotte e deixou cerca de 1000 mortos, segundo a prefeitura – Foto: X/Reprodução/ND

“É extremamente difícil obter um número exato de vítimas neste momento”, afirmou o prefeito de Mayotte, destacando que as equipes de resgate continuam a buscar desaparecidos.

Inicialmente, 20 mortes haviam sido confirmadas oficialmente. Porém, segundo a prefeitura, a estimativa é de que o número aumente à medida que as operações de socorro avancem.

Ilha ficou destruída com a fúria do ciclone que atingiu categoria 4 - Reuters/Reprodução/ND

1
3

Ilha ficou destruída com a fúria do ciclone que atingiu categoria 4 – Reuters/Reprodução/ND

Casas, escolas e hospitais ficaram devastados na ilha - AFP/Reprodução/ND

2
3

Casas, escolas e hospitais ficaram devastados na ilha – AFP/Reprodução/ND

Número de mortes causadas pelo fenômeno seguem aumentando - X/Reprodução/ND

3
3

Número de mortes causadas pelo fenômeno seguem aumentando – X/Reprodução/ND

Após passagem devastadora do ciclone Chido, Mayotte pede ajuda internacional

O impacto do ciclone Chido devastou bairros, derrubando casas, hospitais e escolas, além de derrubar árvores e comprometer o fornecimento de água e energia. “Não há água, não há eletricidade. A fome está começando a aumentar. É urgente que a ajuda chegue”, declarou Salama Ramia, senadora de Mayotte.

A França já enviou equipes de resgate e suprimentos para a região por meio de navios e aeronaves militares. Estima-se que parte significativa da população afetada não procurou abrigo por medo da deportação, já que cerca de 100 mil pessoas vivem no arquipélago de forma irregular.

Mayotte, com cerca de 320 mil habitantes oficiais, enfrenta o maior desafio humanitário de sua história recente. Autoridades alertam que o número de mortos pode chegar a milhares, reforçando a necessidade de mais apoio internacional para os sobreviventes da catástrofe.

Veja imagens devastadoras do ciclone em Mayotte


Imagens devastadoras da passagem do ciclone Chido em Mayotte – Vídeo: X/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.