Mecânico restaura Fiat 147 de 1978 para presentear padre no interior de SP: ‘Parecia um filme’


Carro é idêntico ao que pertencia à família dele e sempre foi um sonho do padre Edison Eraldo Bovo ter um igual para reviver essas memórias. Trabalho, feito por oficina em Laranjal Paulista (SP), demorou cerca de dois meses. Padre realiza sonho de ter o Fiat 147 igual o pai tinha na infância restaurado em Laranjal Paulista
Um padre apaixonado por carros desde a infância realizou o sonho de ver o seu Fiat 147 restaurado. Para o sacerdote, que é de Laranjal Paulista, no interior de São Paulo, o modelo não era apenas um veículo, mas, sim, uma ponte para o passado.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O carro, fabricado em 1978, é idêntico ao que pertencia à família e sempre foi um sonho do padre Edison Eraldo Bovo ter um igual para reviver essas memórias. Ele tirou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quando começou a servir no Exército, em 1975.
“Uma das minhas primeiras missões como padre, indo e vindo de paróquia, foi em um Fiat 147 também. Faz 46 anos que eu tenho carteira de habilitação”, relembra.
Após o falecimento de seu pai, Edison resolveu que iria buscar o carro para resgatar uma lembrança tão importante que carregava da sua infância. Com a ajuda do irmão e, depois de muita procura, foi possível encontrar um que estava em boas condições.
“Eu sempre alimentava esse sonho: um dia eu vou ter um Fiat 147”, disse o padre.
Edison e seus pais faziam viagens com o Fiat 147
Padre Edison Eraldo Bovo/Arquivo pessoal
Memórias de família
A história com esse modelo começou em 1977, quando o primeiro Fiat 147 foi lançado no Brasil. A família de Edison conseguiu comprar o carro em 1979. Na época, ele era muito jovem e usava o carro para trabalhar, viajar e passear com os pais.
Edison relembrou que muitas vezes usou o carro para vender frutas e verduras pelas ruas da cidade, e que esses momentos marcaram sua vida.
Uma das aventuras vividas pelo padre e sua família foi na zona rural de Ourinhos (SP). Após uma chuva forte, eles ficaram com medo de o carro não aguentar subir o morro de chão de terra, por ficar escorregadio devido à água, e eles não conseguirem ir embora do local. Mas o carro subiu, mesmo com toda a terra molhada, surpreendendo a todos.
A família também fazia viagens pelas cidades de Avaré e Bernardino de Campos e visitava o Rio Paranapanema. Quando ele estava no seminário, a família já estava no terceiro Fiat 147.
Padre emocionado no dia da entrega do carro restaurado
Reprodução/Shiya Customs
Restauração
Já com o seu Fiat 147, Padre Edison conheceu Júlio Shiya, de 45 anos, dono de uma oficina de customização, em uma exposição de carros antigos em Laranjal Paulista.
Os mecânicos gostaram do modelo do carro e disseram que era para o padre levá-lo até a oficina para ser feita uma customização e restauração. Mas Edison ficou desconfiado. Mesmo assim, por fim, acabou levando o carro até a oficina.
No último dia 6, Júlio fez a entrega do carro ao padre, que estava ansioso com o resultado, e contou para Edison que era um presente para ele.
“Quando ele ergueu a capa, começou a aparecer o para-choque, o azul Tirreno da cor original, e apareceu o estofamento. Nossa, parecia um filme! Na minha mente, veio toda aquela imagem da minha mãe e meu pai do lado. Foi muito emocionante”, relatou Edison.
Processo que durou dois meses
O mecânico responsável pelo trabalho contou que o processo demorou cerca de dois meses.
“Eu pedi para ele trazer o carro, que a gente ia fazer o trabalho, mas que ia demorar por causa das peças serem antigas, e menti que a gente não gostava que ficassem vindo até a oficina só para ele não ver e ser uma surpresa mesmo. E, por ser uma pessoa que sempre está em causas e trabalhos sociais, resolvemos dar esse presente para ele”, disse Júlio.
O proprietário da oficina relembrou que foi necessário refazer e reconstruir algumas peças por ser difícil achar as partes de um carro antigo. Resgatar as características antigas foi um desafio, mas, a partir das fotos, eles fizeram todo o trabalho (veja no vídeo abaixo parte do processo de restauração).
Padre realiza sonho de ter o Fiat 147 da infância restaurado
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.