Antigo prédio da UPA da Vila Cristina tem reforma aprovada para abrigar CAPS 24 horas em Piracicaba; veja o que é previsto


Local deixou de funcionar em 2020 e chegou a abrigar outros serviços. Estrutura priorizará atendimento de pessoas em sofrimento psíquico; custo de obra é de R$ 1,35 milhão. Prefeitura homologa obra de reforma do antigo prédio da UPA Vila Cristina, que vai abrigar o CAPS III
Centro de Comunicação Social/ Prefeitura de Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba (SP) homologou as obras de reforma do antigo prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Cristina. No local, segundo a administração municipal, funcionará onde será instalado Centro de Atenção Psicossocial 24 horas, o CAPS 3.
O valor estimado das obras será de R$ 1.355.000,00, segundo informações publicadas no Diário Oficial de Piracicaba, nesta quarta-feira (11).
A empresa responsável pelos trabalhos, a VCS Rocha Construtora LTDA, terá nove meses para execução a partir da emissão da ordem de serviços. A fiscalização da obra será acompanhada pelas Secretarias de Obras e Zeladora (Semozel) e de Saúde (SMS).
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
Ainda conforme a publicação, o prédio será reestruturado para o novo modelo de atendimento, de acordo com as exigências da classificação de Nível 3 para Centro de Atendimento Psicossocial.
A unidade também será a base para veículo de atendimento ao serviço do Consultório na Rua.
“A atenção das equipes que atenderão no local é para o atendimento prioritário de pessoas em intenso sofrimento psíquico, decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso decorrente de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida”, afirma o secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho.
A unidade também deverá oferecerá serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, “ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPSad (álcool e outras drogas), possuindo até cinco leitos para acolhimento noturno”, descreve a prefeitura.
Reformas
De acordo com a Semozel, os trabalhos de reestruturação previstos são:
reforma geral no prédio, interna e externamente, com troca total do telhado e de telhas de fibrocimento, por telhas metálicas antitérmicas
reestruturação das instalações elétricas e das instalações hidrossanitárias para sanar o problema de falta de água
criação de novos ramais de captação de esgoto para atender os novos sanitários;
Instalação de ramais para captação de água de chuva para evitar alagamentos
Instalação de novo reservatório de água
troca de revestimentos para sanar problemas estruturais e de infiltrações
pintura geral interna e externa
O prédio será reestruturado para o novo modelo de atendimento, de acordo com as exigências da classificação de Nível III para Centro de Atendimento Psicossocial.
Atendimento individualizado
A unidade, segundo planejamento, terá três salas de atendimento individualizado, quatro quartos coletivos, sala de atividades internas e espaço de recreação e convivência externo, posto de enfermagem, sala de medicação, quarto de plantão médico, cozinha, refeitório e área administrativa.
O andar inferior também receberá reforma com pintura, troca de esquadrias, reestruturação das instalações elétricas e instalações hidrossanitárias – com troca dos vasos sanitários, lavatórios, torneiras e demais acessórios, além de limpeza e nova pintura.
Alvo de vandalismo
O prédio da antiga Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Cristina em Piracicaba (SP) foi alvo de vandalismo nos últimos anos. A unidade deixou de funcionar no local em 2020 e o prédio chegou a abrigar outros serviços.
Em maio de 2023, a EPTV, afiliada TV Globo para Piracicaba e região, mostrou a situação da UPA em fevereiro deste ano. O local já acumulava infiltração e mofo.
Abandono e vandalismo em prédio de antiga UPA em Piracicaba
Edijan Del Santo/EPTV
O local tem sinais de tentativa de furto de fiação, além de lixo acumulado do lado de fora e vidros quebrados. Já na parte de dentro, a situação é de muitos objetos quebrados e espalhados pelas salas e corredores.
Postos de saúde abandonados são alvo de vandalismo em Piracicaba
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.