Stellantis prepara novo ciclo de investimentos no Brasil

Investimento faz parte do pacote de 16,2 bilhões anunciado em março de 2023Reprodução/Stellantis

Grupo Stellantis havia programado um pacote de R$ 16,2 bilhões no Brasil até 2025, que já está em curso. E agora, o novo COO (presidente da companhia na América do Sul), Emanuele Cappellano, afirmou que o próximo ciclo de investimento será anunciado no final de fevereiro.

Embora sabemos que o investimento é grande, o antecessor do cargo, Antonio Filosa, prometeu que seria o maior aporte financeiro automobilístico já visto no país. Mas Cappellano não entrou em detalhes sobre o próximo ciclo de investimento, pois é um período de encerramento do ano fiscal para todas as empresas, ou seja, o valor exato será revelado somente no dia do anúncio.

Nos últimos meses, o executivo indicou que o próximo ciclo de investimentos poderia ser menor se a prorrogação do Regime Automotivo do Nordeste (surgido em 1990 como ferramenta de industrialização) não fosse aprovada. No entanto, a extensão do Regime foi garantida até 2032.

Cappellano, em seu primeiro pronunciamento público realizado em Campinas, interior de São Paulo, na sexta-feira (19), não entrou em detalhes sobre como as conversas com o Governo Federal se desenvolveram, mas defendeu que a  extensão do Regime é uma vitória ao país.  

“É uma região hoje menos competitiva do que o Sul e o Sudeste, por exemplo. O Regime Automotivo cria condições de igualdade“, afirmou o presidente.

O regime automotivo incentiva empresas com fábricas no Nordeste LEO LARA/DIVULGAÇÃO

O QUE PODEMOS ESPERAR DA STELLANTIS COM O PRÓXIMO APORTE DE INVESTIMENTO?

O grupo confirmou, em outubro do ano passado, que lançará a plataforma Bio-Hybrid, que permitirá o desenvolvimento e fabricação de carros híbridos, híbridos-flex, híbridos plug-in e modelos 100% elétricos. Esses veículos seriam produzidos em Goiana (PE), com o projeto visando atingir a emissão zero de carbono até 2038.

Além disso, projetos como o Fiat ArgoCronos devem receber atualizações visuais. Vale lembrar que o Cronos não deverá ganhar uma nova geração, segundo informações dos colegas do Auto+. Outros valores de investimento podem ser destinados às fábricas para a produção das novas plataformas CMP para os demais veículos do grupo, além de investimentos ao Renegade e ao Compass, que já estão há quase 10 anos no mercado.

Sobre o Mover (Mobilidade Verde), o executivo destacou que representa uma ferramenta importante para o setor.

“Uma construção política robusta voltada ao desenvolvimento da indústria automotiva e do país”. finalizou Cappellano.

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