Linguagem inclusiva é comunicar com todo mundo

A linguagem cotidiana é baseada em uma série de vieses e preconceitos que carregamos ao longo da história e o resultado é a segregação de diversos grupos e pessoas. A linguagem inclusiva propõe buscar mais igualdade e representatividade.

Quem nos elucida sobre essa e outras importâncias da inclusão social pela linguagem é o consultor, especialista e palestrante de diversidade, inclusão e equidade, André Fischer, no segundo episódio do BBTS Talks – Conexão Inovação, uma parceria do Metrópoles com a BB Tecnologia e Serviços.

Ele é o criador e o diretor do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, publisher do portal e editora MixBrasil, apresentador e roteirista do Cine MixBrasil no Canal Brasil/Globosat.

Além de ter sido âncora do CBN MixBrasil e colunista do MTV Notícias e do jornal Folha de S. Paulo.

Ele publicou 6 livros, incluindo o “Manual Prático de Linguagem inclusiva”.

“A gente fala pra fora e para dentro”

André Fischer

Para André, a atenção à linguagem inclusiva é fundamental para todos. Quando uma empresa se preocupa com isso, ela aumenta a sua qualidade e, consequentemente, o seu sucesso.

“Melhorar a comunicação é marketing, é recursos humanos, é gestão. Tem que ser de cima pra baixo. Isso é fundamental! É estratégia, ética, estética. Eu acho que muda a maneira que a empresa, ou organização, está colocada no mercado. Porque a gente fala pra fora e pra dentro, ou seja, melhora a nossa comunicação com o público, mas também a produção da empresa”, explicou André.

E uma dica prática pra já começar a mudança é reparar que a gente fala no gênero masculino genérico. Então, ao invés de falar “os líderes”, que tal falar “as lideranças”?

“Os ‘juízes’? Por que não trocar por ‘a corte’? Além disso, tem muitas expressões capacitistas e racistas que podemos substituir como ‘João sem braço’ e ‘mercado negro’. É melhor dizer que a pessoa não está fazendo o que deve e mercado ilegal”, completou André.

Gostou? Então, veja o bate-papo todo:

 

BBTS Talks – Conexão Inovação

Essa série é promovida pelo Metrópoles, em parceria com a BB Tecnologia e Serviços, uma provedora de soluções inteligentes que atua em diversas áreas, incluindo gestão de segurança, soluções digitais, comunicação e conectividade — sempre destacando a inovação e a tecnologia.

A apresentação é feita pela jornalista do portal, Natália André.

No primeiro episódio, em outubro, a comunicadora Rosana Hermann falou sobre “Criatividade e inovação no mundo digital”.

Já no dia 11 de dezembro, no terceiro e último encontro, o assunto é “Empreendedorismo, motivação e liderança”, com o estrategista de negócios, consultor e professor PHD, Edu Marostica.

Não perca!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.