Renault irá apresentar SUV maior que o Duster até o fim de 2024

Dacia Bigster finalmente ganhará uma versão de produçãoDivulgação

A fabricante romena Dacia, de propriedade da Renault, confirmou a apresentação oficial do Bigster, um “irmão maior” do Duster para o fim de 2024. A novidade faz parte do planejamento da fabricante de oferecer produtos mais refinados e irá se juntar ao Duster, Sandero, Kwid (vendido como Spring), Logan e Jogger na Europa.

Apresentado como conceito em 2021, o Bigster serviu como base para o desenho da terceira geração do Duster, revelado oficialmente em novembro do ano passado.

A intenção da Dacia com o lançamento é oferecer uma alternativa em relação aos demais SUVs médios na Europa, como Tiguan AllSpace, Ford KugaKia Sportage e Peugeot 3008, por exemplo, e aposta em um preço mais acessível que os rivais como principal arma.

Lanternas com desenho em Y serão vistas no novo Duster para o mercado europeuDivulgação

Até o momento, baseado no carro conceito, o Bigster deverá ter 4,6 metros de comprimento. Para efeito de comparação, o Duster atual mede 4,37 m de ponta a ponta e 1,83 m de largura. Uma das principais diferenças do Bigster para o Duster será a capacidade de transportar até sete ocupantes no SUV maior.

Além disso, o novo SUV da Dacia, que poderá ser vendido como Renault em alguns mercados como a América do Sul, será construído a partir da plataforma CMF-B, a mesma do Renault Kardian. Essa estrutura permite que o SUV de sete lugares seja oferecido com motorizações híbridas, mas também abre a possibilidade de uma eventual produção nacional.

Linhas retas e para-lamas alargados dão uma sensação de robustez para o veículoDivulgação

A Renault está buscando oferecer produtos de maior valor agregado, o plano que a marca chama de “Renaulution”.  A filial brasileira não ficou de fora dessa estratégia, e o próprio Kardian será o primeiro esboço do que a marca pensa para o futuro.

A marca já confirmou o investimento de 2 bilhões de reais para a produção de um SUV na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Além disso, o próprio presidente da marca no Brasil, Ricardo Gondo, confirmou a chegada de um modelo híbrido que utilizará a plataforma CMF-B.

Com a chegada de mais carros que oferecem a opção de sete lugares, esse segmento pode ser explorado pela Renault, que não conta com nenhum automóvel em sua gama com essa configuração.

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