Lula recebe neste domingo comunicado oficial do U20, o fórum dos prefeitos


Plenária com a participação de representantes de mais de 100 cidades acontece no Armazém do Utopia. O encontro é fechado ao público. Lula no encerramento do G20 Social, no sábado (16)
Alexandre Brum /G20
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá, na manhã deste domingo (17), o comunicado oficial do Urban 20 (U20), o fórum dos prefeitos do G20. Esse é o maior encontro de cidades do mundo (veja outros detalhes mais abaixo).
Em seguida, acontece a plenária com a participação de prefeitos e delegações de mais de 100 cidades, no Armazém do Utopia, na Região Portuária do Rio. O encontro é fechado ao público.
Por volta das 12h, está prevista uma foto oficial do U20, no Museu do Amanhã.
À tarde, às 16h, o secretário-geral da ONU no G20, António Guterres concede uma coletiva no Centro de Imprensa da Cúpula de Líderes do G20, no Vivo Rio.
As 55 delegações de 40 países e de 15 organismos internacionais que vêm ao Rio para o G20 começaram a chegar no sábado (16). Não foram divulgadas agendas para este domingo.
Entre os confirmados estão os presidentes de Estados Unidos, Joe Biden, e da China, Xi Jinping. O norte-americano deve chegar ao Rio na noite deste domingo, após uma viagem a Manaus.
Joe Biden deve chegar ao Rio no domingo (17)
GloboNews/Reprodução
O U20
Lançado em 2017 sob a liderança do prefeito de Buenos Aires e Paris, o U20 nasceu com o objetivo de reunir prefeitos das principais cidades do G20 para informar sobre as discussões dos líderes nacionais na cúpula dos chefes de estado.
A ideia do grupo é facilitar a integração do G20 e as cidades, além de jogar luz nas questões urbanas na agenda do encontro de lideranças globais.
O U20 teve como foco principal as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. O grupo trabalha para avançar no desafio do acesso ao financiamento para as cidades.
Os três principais eixos de discussão foram a inclusão social e combate à fome e pobreza, transição energética e enfrentamento das mudanças climáticas, e a reforma das instituições de governança global.
Em alinhamento com as prioridades do G20 estabelecidas pelo governo brasileiro, a edição 2024 do U20 abordou os seguintes temas:
Inclusão social e combate à fome e à pobreza;
Transição energética e combate às mudanças climáticas;
Reforma das instituições de governança global;
Parcerias multinível para ação climática;
Reforma dos Bancos Multilaterais de Desenvolvimento (BMDs);
Transição climática justa e criação de empregos verdes;
Financiamento para resiliência urbana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.