Consciência Negra: espaços celebram memória de Esperança Garcia e personalidades negras em Oeiras


Além da primeira advogada do Brasil, o poeta Nogueira Tapety e o professor Possidônio Queiroz também são celebrados na primeira capital do Piauí. Espaços celebram memória de personalidades negras e piauienses em Oeiras
TV Clube
O Piauí de Riquezas deste sábado (16) viajou até Oeiras, a 283 km de Teresina, para visitar três lugares que celebram as histórias de personalidades negras e piauienses – Nogueira Tapety, Possidônio Queiroz e Esperança Garcia – em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que será comemorado na próxima quarta-feira (20).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A Casa da Fazenda Canela, que abriga um espaço dedicado ao poeta Nogueira Tapety, é tombada pelo governo do Piauí desde 1981 e faz parte do Conjunto Histórico e Paisagístico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Tapety morreu aos 27 anos, mas deixou um legado cultural enorme para Oeiras.
Outro nome é o professor, compositor e ourives Possidônio Queiroz. Ele dá nome ao campus da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) na cidade, que tem um memorial dedicado à sua obra. Segundo a neta de Possidônio, Vanda Maria, ele era apaixonado por leitura desde criança e compôs 11 valsas, hinos e letras de músicas.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Reconhecida como primeira advogada do país, Esperança Garcia escreveu uma carta histórica ao governador do Piauí em 1770. Nela, Esperança denunciou os maus-tratos que sofria enquanto mulher escravizada. Sua memória é celebrada na Exposição Faces da Resistência, no Solar das 12 Janelas, que fica em Oeiras até o dia 15 de dezembro.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no X
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Adicionar aos favoritos o Link permanente.