Repórteres do g1 Bahia vencem Prêmio Abapa de Jornalismo 2024


João Souza e Malu Vieira conquistaram o troféu com reportagem sobre efeitos das mudanças climáticas no oeste do estado. Malu Vieira e João Souza, repórteres do g1 Bahia, vencem Prêmio Abapa de Jornalismo 2024
Divulgação
Os repórteres João Souza e Malu Vieira, do g1 Bahia, venceram o Prêmio Abapa de Jornalismo 2024, promovido pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Eles receberam o troféu na modalidade “internet”, em cerimônia realizada na noite desta terça-feira (12), em Salvador.
A reportagem vencedora foi publicada em 18 de setembro deste ano, com o título “Pesquisadores debatem efeitos das mudanças climáticas no oeste da Bahia, 2ª maior produtora de algodão do Brasil”.
🏆 REPORTAGEM PREMIADA: Saiba mais sobre o impacto das mudanças climáticas na produção de algodão
No texto, os jornalistas abordam alternativas discutidas para que o calor não atrapalhe o desenvolvimento das lavouras — os termômetros deram salto de 1,5ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A produção de algodão tem extrema relevância para a Bahia, tendo movimentado R$ 7,3 bilhões entre 2022 e 2023. Nesse sentido, o calor preocupa porque, como apontou Miriam Nogueira, doutora em fitotecnia e professora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), há uma queda na produtividade a cada aumento de dois graus na temperatura.
TV Oeste também foi premiada
Safra de algodão surpreende produtores do oeste baiano
Afiliada da Rede Bahia no oeste do estado, a TV Oeste também foi premiada pela Abapa. O troféu foi para a reportagem “Safra de algodão surpreende produtores”, exibida em 6 de julho de 2024 no BATV.
A reportagem foi de Gabriel Pires, com imagens de Wemerson Godoi no município de São Desidério. O texto destaca que a produtividade do produto passou de 300 arrobas por hectare. [Relembre no vídeo acima]
O prêmio
O Prêmio Abapa é dividido em duas categorias principais. A primeira, profissional, contempla cinco modalidades: impresso, internet, vídeo, rádio e regional (destinada a jornalistas que atuam diretamente no oeste e sudoeste baiano). A segunda categoria foi batizada como “Jovem Talento”. O objetivo é reconhecer estudantes de Jornalismo de faculdades baianas.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.