HRBA alerta contra o câncer e promove orientações sobre saúde do homem


O objetivo é promover o combate à desinformação e ao preconceito. Ao longo do mês, diversas atividades voltas ao tema serão desenvolvidas
Agencia Pará/Divulgação
Informação e prevenção. Essas são palavras chaves quando o assunto é novembro azul. Por isso, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) em Santarém, no oeste do Pará, desenvolve a campanha dedicada a incentivar os homens a cuidarem da saúde e realizarem exames preventivos. Ao longo do mês, diversas atividades voltas ao tema serão desenvolvidas. A abertura ocorreu nesta sexta-feira (8).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As ações de conscientização foram no ambulatório e no setor de oncologia da unidade, envolvendo pacientes, acompanhantes e colaboradores. O objetivo é promover o combate à desinformação e ao preconceito. Foi a oportunidade para conversar com os profissionais do HRBA, tirar dúvidas e adotar hábitos que podem transformar a saúde.
Natural de Oriximiná, Luiz Mamede tem 66 anos e está em tratamento urológico. “Estou há cinco meses fazendo tratamento e todos os homens precisam se cuidar. Sigo aqui em tratamento e espero que, brevemente, eu seja curado”, diz o paciente.
No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, ficando atrás somente do câncer de pele. Entre os principais sintomas estão a dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia mesmo após ir ao banheiro, diminuição do jato de urina, dores na região pélvica e presença de sangue na urina ou no sêmen.
Alguns casos são assintomáticos nas fases iniciais, o que torna o diagnóstico precoce ainda mais importante. Homens que apresentarem qualquer um desses sinais devem procurar um urologista para ser avaliado, encaminhado para fazer os exames necessários e posteriormente o tratamento mais adequado.
A recomendação médica é que, a partir dos 50 anos, homens realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Para aqueles com histórico familiar da doença, recomenda-se iniciar o acompanhamento a partir dos 45 anos.

O câncer de próstata, quando detectado precocemente, tem grandes chances de cura. É o que ressalta o cirurgião geral e residente em urologia, Dr. Felipe Almeida.
“Quando a gente detecta esse câncer nos estágios iniciais, aumentam-se as chances de cura para esse paciente. Então é muito importante esse esclarecimento para que os homens possam cuidar da sua saúde. Por isso, estamos aqui para falar sobre os sintomas, a partir de que idade é preciso fazer e como pode ser feito o rasteio para que os homens possam ter mais informações e mais saúde”, afirmou o médico.

VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.