‘Estudo é a única garantia de futuro’, diz candidata de Sergipe que usou redes sociais para se preparar


Jovem afirma que estudou sozinha por videoaulas gratuitas e TikTok. Ana Carolina da Conceição, de 19 anos, pretende cursar medicina veterinária
Joelma Gonçalves/g1
Neste domingo (3), cerca de 69.376 pessoas devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Sergipe, dentre elas está Ana Carolina da Conceição, de 19 anos.
NOTÍCIAS: clique aqui para seguir o novo canal do g1 SE
SIGA: g1 terá cobertura em tempo real e programa AO VIVO com a correção das questões
GABARITO: g1 terá gabarito extraoficial e resolução comentada das questões do Enem 2024
Ao g1, a candidata, que pretende cursar medicina veterinária, contou que chegou ansiosa para a prova, mas que tem confiança e a motivação que vem da família. “A minha mãe trabalha como agente de limpeza e ela sempre me incentivou a procurar estudar, porque o estudo é a única garantia de que a gente tem um futuro melhor. Então é tudo por ela”, relatou a jovem, que realiza a prova em Aracaju.
A preparação de Ana Carolina também chamou atenção, já que ela afirmou ter estudado sozinha neste ano e usou as redes sociais para se preparar para o exame. “Por videoaula, pelo ‘TikTok’ também e por aulas de professores que ensinam gratuitamente”, disse ela.
Enem em Sergipe
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 69.376 pessoas estão inscritas para fazer as provas em Sergipe. As mulheres são maioria, com 42.489 candidatas, ou 61,24% do total. Já os homens são 26.887 (38,76%).
Além disso, 31.727 inscritos estão concluindo o ensino médio, 15.739 são estudantes do primeiro ao segundo ano e 502 não cursam o ensino médio, mas vão fazer o Enem para testar os conhecimentos.
As provas acontecem em 33 municípios do estado. Entre os que concentram o maior número de inscrições estão: Aracaju (25.163); Itabaiana (4.584); Nossa Senhora do Socorro (4.666), Lagarto (3.904) e São Cristóvão (3.484).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.