Número de turistas no Jalapão cresce em 2023; veja regras para visitar esse patrimônio natural


Crescimento expressivo no número de visitantes é 11% maior que o registrado em 2022. Belezas naturais do Jalapão encantam visitantes
Divulgação/Walker Ribeiro/Governo do Tocantins
Patrimônio natural brasileiro, o Parque Estadual do Jalapão celebra o crescimento expressivo no número de visitantes durante o ano de 2023. Nos últimos anos, o parque vem atraindo a atenção de cada vez mais turistas anônimos e famosos.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No ano passado 53.966 turistas escolheram a beleza das dunas, cachoeiras e fervedouros do Jalapão como destino de passeio, 11% a mais que em 2022 quando 47.871 visitaram pessoas o parque, aponta o levantamento do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
O parque tem aproximadamente 158 mil hectares e fica na cidade de Mateiros. Os limites do parque chegam às divisas dos municípios de Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e Novo Acordo.
Parada obrigatória de artistas
A fama do Jalapão tem aumentado e diversos artistas visitaram a região em 2023. No mês de novembro a cantora de funk Lexa desembarcou no Jalapão junto com namorado Ricardo Vianna e amigos. O passeio foi registrado nas redes sociais da cantora.
Em outubro, a digital influencer Leandrinha Du Art também passeou pelo Jalapão. Inclusive, foi em solo tocantinense que ela pediu Izaac Medeiros em namoro. O vídeo viralizou nas redes sociais e já passa de 15 milhões de visualizações.
LEIA MAIS
Dunas no meio do cerrado e paisagens exuberantes: Parque Estadual do Jalapão completa 23 anos
Paraíso no meio do Cerrado e destino queridinho dos famosos: Saiba quanto custa viajar pelo Jalapão
Fervedouro, dunas e cachoeiras: Conheça pontos turísticos de tirar o fôlego no Jalapão
O ex-jogador e comentarista do Grupo Globo, Diego Ribas, também visitou o Jalapão em novembro e até parou em Lagoa do Tocantins para bater uma “pelada” com alguns garotos da cidade.
Em maio deste ano, a ex-participante do Big Brother Brasil, Key Alves, também esteve na região e registrou toda a viagem – junto com perrengues – pelas redes sociais.
Regras de visitação
Para entrar no parque é necessário fazer o agendamento previamente e apresentar o voucher, disponível para emissão neste link.
A entrada só é permitida com a presença de um Guia de Turismo ou Condutor Ambiental Local.
Turistas particulares devem obter o voucher por meio de uma Associação Local ou Cooperativa Turística credenciada.
A quantidade máxima de visitantes diários permitida é de 500 pessoas para as Dunas e 250 pessoas para a Serra do Espírito Santo.
O horário de entrada para as Dunas pela manhã é de 5h a 9h, e das 14h às 17h30 pela tarde.
A entrada na Serra do Espírito Santo varia de 5h às 9h, e das 14h às 16h durante a tarde.
O limite de permanência nos dois locais vai até as 11h pela manhã; e 18h30, à tarde.
📱 Participe da comunidade do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.