Ricardo Silva (PSD) é eleito prefeito de Ribeirão Preto, SP


Candidato disputou o segundo turno das eleições neste domingo (27) com Marco Aurélio (Novo). Ricardo Silva (PSD), candidato à Prefeitura de Ribeirão Preto, SP, em votação no segundo turno
Érico Andrade/g1
Ricardo Silva (PSD) foi eleito, neste domingo (27), prefeito de Ribeirão Preto (SP). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a vitória às 19h, com 50,13% do total das urnas – 131.421 votos — atribuídos ao candidato no segundo turno das eleições 2024.
O vice-prefeito eleito na chapa de Ricardo Silva é Alessandro Maraca (MDB). Eles formaram a coligação “Pra Ribeirão Avançar”, formada pelos partidos PRD, PSD, Solidariedade, PDT, Republicanos, PP, MDB, PL, Avante e PSB.
O adversário dele, Marco Aurélio (Novo), ficou em segundo lugar com 130.734 votos, o que representa 49,87% do total.
Resultado final da apuração
Ricardo Silva (PSD): 131.421 votos – 50,13%
Marco Aurélio (Novo): 130.734 votos – 49,87%
Brancos: 11.466 votos – 3,85%
Nulos: 24.215 votos – 8,13%
LEIA TAMBÉM:
Confira a apuração em Ribeirão Preto
Como foi a votação de Ricardo Silva e Marco Aurélio no 2º turno
Veja como foi o 2º turno das eleições em Ribeirão Preto
FOTOS: 2º turno das eleições 2024 em Ribeirão Preto e Franca
Perfil
Ricardo Augusto Machado da Silva tem 39 anos, é casado com a fonoaudióloga Carolina Trebbi Penatti da Silva e é pai de uma menina. Graduado em direito e filosofia e com pós-graduação em sociologia, é funcionário concursado do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e deputado federal pelo segundo mandato.
Começou a carreira política aos 27 anos, quando se elegeu vereador em 2013 pelo PDT, em Ribeirão Preto.
Em 2016, foi candidato à prefeitura, mas perdeu o segundo turno para o atual prefeito, Duarte Nogueira (PSDB). Em 2018, concorreu ao Congresso Nacional e ficou como suplente de deputado federal, cargo que assumiu pelo PSB em 2020, após a morte do titular.
Em 2022, se filiou ao PSD e foi eleito deputado federal com 133.936 votos, sendo o mais votado em Ribeirão.
Propostas
Ricardo Silva prometeu, durante a campanha eleitoral, a reestruturação do sistema de abastecimento hídrico, tendo em vista conter o desperdício de 43% no volume de água captada na cidade.
Ele afirmou que vai realizar a substituição da rede, que é velha, diversificar as fontes de água para diminuir a pressão sobre o aquífero Guarani e reduzir os vazamentos.
Ricardo Silva prometeu reverter a mudança feita pela atual gestão do antigo Departamento de Água e Esgoto (Daerp) para secretaria.
Na segurança pública, propôs ampliar a quantidade de câmeras de monitoramento, além da realização de ações integradas com as polícias Civil e Militar e a Guarda Civil Metropolitana (GCM).
Em meio à polêmica envolvendo a mudança da sede do Executivo da região central para a zona Norte, na Avenida Cavalheiro Paschoal Innechi, Ricardo Silva disse que a prefeitura permanecerá no Centro e que a decisão faz parte de um projeto para revitalizar a região.
O candidato defendeu a reestruturação do sistema de atenção básica à saúde, tendo em vista diminuir as filas de consultas, renovar o aplicativo para agendamento de especialidades e complementar o sistema com a telemedicina, para desafogar as unidades.
Para a educação, prometeu ampliar parcerias com entidades para garantir atividades aos alunos no contraturno escolar. A ideia seria realizar essas atividades nas escolas e nas sedes dessas entidades. Ele defendeu que o orçamento público permite a implementação da medida.
Esta matéria está em atualização
Adicionar aos favoritos o Link permanente.