MPE pede busca em endereço ligado à campanha do PT em Fortaleza

O Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu à Justiça que seja expedido mandado de busca e apreensão em endereço de Fortaleza (CE) ligado à campanha de Evandro Leitão (PT-CE). A suspeita do órgão é de que apoiadores do candidato estariam fazendo boca de urna no local.

O MPE pede que a Justiça Eleitoral autorize a apreensão de dinheiro e materiais de propaganda, recibos, notas fiscais, telefones celulares e quaisquer outros elementos relacionados suposto ao ilícito cometido no local. O pedido é deste domingo (27/10).

Na peça remetida ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Ceará, o Ministério Público Eleitoral afirma ter recebido uma denúncia de uma grande movimentação em uma residência em frente a um local de votação no bairro Barroso, em Fortaleza. Representante do órgão, então, foi ao local junto à Polícia Militar.

“Além disso, no local, mantive contato com servidores da Justiça Eleitoral, fiscais de partido e policiais militares que estavam de serviço no local, e todos informaram que havia entra e sai da citada residência há bastante tempo, que já haviam conversado com o dono da casa sobre a conduta poder ser considerada boca de urna e, mesmo assim, a situação persistiu a mesma”, destaca o promotor André Clark Nunes Cavalcante.

“A conduta em questão demanda que se verifique se, no interior da residência, há material de campanha, dinheiro ou registros de apoiadores, a fim de verificar se há prática de boca de urna e de corrupção eleitoral”, frisou o Ministério Público no local.

O Metrópoles não conseguiu contato com a defesa do candidato até a publicação do texto. O espaço segue aberto.

Disputa em Fortaleza

A definição de quem será o próximo prefeito de Fortaleza (CE) passou para o segundo turno nas Eleições Municipais de 2024. No páreo estão André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT).

O candidato André Fernandes passou para o 2º turno na liderança, ao conquistar 562.305 votos. Já Evandro Leitão continuou na disputa ao conquistar 480.174 votos.

2º turno

Em 51 cidades brasileiras, eleitores regressam às urnas neste domingo para o segundo turno das eleições 2024. Os eleitores comparecem às urnas até as 17h (horário de Brasília).

Segundo informações da Justiça Eleitoral, 15 capitais seguem na disputa. São elas: Aracaju (SE), Curitiba (PR), Natal (RN), Belém (PA), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Manaus (AM) e São Paulo (SP).

Vale destacar que a legislação eleitoral prevê essa possibilidade somente para municípios com mais de 200 mil eleitores.

No primeiro turno, que ocorreu em 6 de outubro, eleitores de mais de 5,5 mil municípios foram às urnas para definir quem ocupará, pelos próximos quatro anos, os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Mais de 120 milhões de brasileiros exerceram o direito de voto, o que corresponde a mais de 78% do eleitorado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.