Você viu? STJ autoriza mãe a entregar bebê para adoção sem consentimento do pai, torcedores se envolvem em confusão e família se salva de naufrágio em represa


Resumo de notícias da semana de 19 a 25 de outubro de 2024. Olá! Confira o que foi destaque no g1 nesta semana.
Você viu g1 Centro-Oeste de MG 19 a 25 de outubro de 2024
g1
STJ autoriza mãe a entregar bebê para adoção sem consentimento do pai
Entrega voluntária para adoção: entenda o processo
Em uma decisão inédita, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a entrega de um bebê para adoção sem a necessidade de consultar o pai ou demais familiares da criança. Esta é a primeira vez que o STJ julga uma ação como esta no Brasil.
A decisão foi a favor de uma mulher assistida pela Defensoria Pública em Divinópolis, que fez o pedido de sigilo para que o nascimento e a entrega voluntária para adoção de seu filho acontecessem sem o conhecimento do suposto pai – com quem não havia união formal ou estável – e da família ampla.
O pedido da mãe foi inicialmente aceito em primeira instância, com base no fato de que ela não tinha união formal ou estável com o pai do bebê e que não havia condições de manter a criança sob responsabilidade dos demais familiares.
No entanto, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recorreu da decisão, argumentando que, mesmo diante do sigilo solicitado pela mãe em relação ao nascimento do filho, a família biológica deveria ser consultada.
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) acolheu o recurso e revogou a decisão inicial, determinando que a criança fosse colocada em uma família substituta, mantendo o sigilo do nascimento somente em relação à família extensa.
A Defensoria Pública recorreu ao STJ, que manteve a decisão de primeira instância, permitindo o sigilo total e a entrega voluntária da criança para adoção.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Torcedores do Atlético-MG e River Plate se envolvem em confusão
Torcedores de Atlético-MG e River se envolvem em confusão em Divinópolis
Torcedores do Atlético-MG e do River Plate se envolveram em uma confusão no Centro de Divinópolis, na noite de segunda-feira (21). Os times se enfrentaram na terça (22), em Belo Horizonte, pelo jogo de ida das semifinais da Copa Conmebol Libertadores.
Segundo a Polícia Militar (PM), a confusão ocorreu na Rua 21 de Abril, que é próxima ao hotel onde parte da torcida do clube argentino está hospedada.
Um argentino de 27 anos foi agredido com pedaços de madeira e teve alguns pertences roubados, incluindo um celular, um par de tênis e uma mochila.
Conforme o Corpo de Bombeiros, o homem foi atendido com suspeita de fratura no nariz devido às agressões. Ele foi encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro.
Dois suspeitos de participar das agressões foram detidos, mas após serem ouvidos na Polícia Civil, foram liberados, porque a situação não era de flagrante.
Após confusão em Divinópolis, torcedores do River Plate são escoltados na saída para BH
Lancha afunda e família de turistas nada 1,5 km até ilha para se salvar
Lancha afunda e família de turistas nada cerca de 15 km até ilha na Represa de Três Marias, em Morada Nova de Minas
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Uma família de turistas se salvou de um naufrágio após nadar cerca de 1,5 km até uma ilha próxima à Represa de Três Marias, em Morada Nova de Minas. A lancha em que estavam o pai, a mãe e os dois filhos, de 12 e 13 anos, afundou nas proximidades da Estação Ecológica de Pirapitinga.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a situação ocorreu após uma forte chuva acompanhada de ventos intensos que formaram grandes ondas na represa.
O barco estava a cerca de 15 km da margem quando começou a encher de água e afundou. Pais e filhos, que são de Belo Horizonte, estavam equipados com coletes salva-vidas e conseguiram nadar cerca de 1,5 km até uma ilha próxima.
Ao chegarem à represa, os bombeiros localizaram os turistas ilhados e os resgataram com segurança. Todos foram atendidos e levados à unidade de saúde local.
O pai, de 49 anos, sofreu um corte na perna esquerda causado por algum objeto pontiagudo, mas, segundo os militares, não foi um ferimento grave.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.