O que vem por aí em 2024

O que vem por aí em 2024Eduardo Rocha

Novidades reais e imediatas

Em 2024, o mercado brasileiro vai receber diversos modelos inéditos

por Eduardo Rocha

Auto Press

Automóveis são objetos de moda e, como tal, vivem das novidades. Por entra, entra ano, sai ano, todas as marcas relançam seus modelos com novidades – que muitas vezes não inovam nada. Pode ser uma grade mais robusta, farol com um desenho diferente, um novo cromado em volta da janela ou uma lanterna traseira mais chamativa. Mas as verdadeiras novidades do mercado são os projetos inéditos que desembarcam no mercado. Nesse sentido, a tendência é a eletrificação em seus diferentes graus: híbridos e elétricos. Entre os híbridos, vão chegar ao Brasil a picape média GWM Poer, o Nissan X-Trail e o Toyota Corolla Cross. Já os elétricos são mais numerosos: BMW iX2, BYD Dolphin Mini, Chevrolet Blazer EV, Hyundai Ioniq 5, Omoda 5 e Volvo EX30, entre outros. Já entre os modelos convencionais, chamam atenção a nova picape média da Fiat, a Titano, o SUV pequeno da Honda, WR-V e o SUV compacto da Peugeot, 2008. São todos inéditos nas ruas do país, sem falar nas inúmeras atualizações previstas para 2024. Uma prova conclusiva de que o mercado brasileiro está cada vez mais interessante para as marcas. (Texto de Eduardo Rocha, Auto Press, fotos de divulgação).

 

 

O que vem por aí

 

BMW iX2

A BMW vai intensificar a aposta no mercado de eletrificados ao lançar seus modelos mais acessível: iX2. O crossover médio é a versão elétrica do X2, que também será lançado, tem dois motores, um em cada eixo – o que significa que terá tração integral. Juntos, eles produzem juntos 313 cv e 50,3 kgfm, capazes de acelerar o modelo de zero a 100 km/h em 5,6 segundos, com máxima de 180 km/h. Seu conjunto de baterias de íons de lítio, com capacidade de 66,5 kWh, garante autonomia de até 320 km no ciclo InMetro. O modelo tem dimensões semelhantes às do Volvo, mas deve ficar com preços 30% acima. Na Europa, a versão xDrive30 começa em torno de 60 mil euros, o que permite prever que por aqui vai ter valores em torno de R$ 500 mil. A estreia deve ocorrer ainda no primeiro trimestre de 2024.

 

BYD Dolphin Mini

A fabricante chinesa decidiu surfar no grande sucesso do Dolphin no mercado brasileiro para rebatizar como Dolphin Mini o seu subcompacto Seagull. Apesar de pequeno, com 3,78 metros, ele tem entre-eixos de 2,50 me, próximo ao de modelos compactos. Ele chega para ser um modelo de entrada e a previsão é que custe pouco mais de R$ 100 mil. Dependendo da performance no mercado, pode até passar a ser produzido na fábrica da marca em Camaçari, na Bahia. Ele é animado por um motor elétrico de 75 cv e 13,8 kgfm, com uma bateria de 30 kWh, que oferece uma autonomia de 210 km nos padrões do InMetro.

 

Chevrolet Blazer EV

Apesar do nome familiar, o novo Chevrolet Blazer EV, revelado em meados de 2023, é um SUV conceitualmente bastante diferente. Ele é produzido na nova linha de modelos elétricos no México, o que torna sua vinda para o Brasil quase certa. Nas versões LT e RS com tração eAWD, o modelo tem 292 cv e 46,1 kgfm, com autonomia de até 320 km por carga. Essas duas versões devem ser as escolhidas para o mercado brasileiro. Mas há ainda uma versão RS mais esportiva, com tração traseira, RWD, com 345 cv e 45 kgfm, que atinge uma autonomia de 360 km. Outra configuração ainda mais esportiva é a SS eAWD, com nada menos que 565 cv e 89,7 kgfm. O preço nos Estados Unidos começa em US$ 56 mil e no Brasil deverá custar acima de R$ 450 mil.

 

Fiat Titano

A impressionante performance das picapes da Fiat no Brasil convenceu a Stellantis a rebatizar a Peugeot Landtrek como Fiat Titano. Neste rebadged, a picape média troca somente os emblemas, o que a afasta da linguagem visual da Strada e Toro. Para brigar com Chevrolet S10 e Toyota Hilux, a picape, a picape deve manter o motor turbodiesel de 2.2 litros com que é montado pela Nordex, no Uruguai, que rende 180 cv e 40,8 kgfm com câmbio automático e 37,7 kgfm com câmbio manual. Como é menos poderosa que as rivais diretas, a Titano deve começar brigando no preço, com valores iniciais abaixo dos R$ 230 mil.

 

GWM Poer

A chinesa Great Wall Motors deve iniciar suas operações na planta de Iracemápolis, comprada da Mercedes-Benz, com a picape média Poer. A tendência é que seja lançada numa versão híbrida plug-in. A Poer deve usar o mesmo conjunto do Haval H6: motor 1.5 turbo a gasolina em conjunto com dois elétricos, um em cada eixo, que entregam no total 393 cv e 77,7 kgfm.

 

Honda WR-V

A segunda geração do WR-V foi apresentada na Indonésia em 2022 e tem tudo para ser o novo produto nacional da marca japonesa em 2024. A expectativa é que o SUV pequeno chegue para brigar com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus e retomar o segmento do qual a Honda se ausentou desde que aposentou o modelo em 2022. O WR-V usa a mesma plataforma e motorização da linha City, com motor 1.5 16v com 126 cv e 15,5 kgfm, gerenciado por um câmbio CVT.

 

Hyundai Ioniq 5

O mercado de carros elétricos começa a apostar em segmentos mais altos, onde o custo da bateria tem menor peso no preço final que em modelos menores. Este seria o caso do Ioniq 5, que chegaria para enfrentar o Renault Megane E-Tech, Nissan Leaf e Volkswagen ID.4 e o futuro Volvo EX30. O Ioniq 5 estreia a plataforma modular e-GMP, específica para carros elétricos e tem diversas configurações, dependendo no mercado. A versão que deve trazida para o Brasil tem bateria de 72,6 kWh, com autonomia próxima a 350 km. A versão de entrada tem motor de 170 cv que traciona as rodas traseiras e a mais poderosa tem dois motores que somam 325 cv – 101 cv na frente, 214 cv atrás – com tração integral. O torque é de 35,7 kgfm no modelo de tração traseira e 61,7 kgfm nos AWD.

 

Jeep Avanger

A Jeep é outra marca que tem chances de investir no segmento de SUVs pequenos, menores que os compactos, com o Avanger. O modelo já está rodando na Europa desde 2023 e a Stellantis já descartou a possibilidade de produzir o modelo em Goiana, Pernambuco, onde são produzidos os outros modelos nacionais da Jeep. A alternativa mais viável seria usar a fábrica do grupo em El Palomar, na Argentina, onde são construídos os Peugeot 208 e 2008, que utilizam a plataforma CMP do Avenger.

 

Kia EV9

O importador da marca coreana no Brasil, o Grupo Gandini, confirmou o lançamento do crossover elétrico EV9. O modelo de sete lugares deve chegar ainda no primeiro trimestre. O modelo mede 5,01 metros, com um generoso entre-eixos de 3,10 m. O modelo tem duas opções de motorizações com tração traseira, uma de 204 cv e outra de 218 cv, com o mesmo torque de 35,7 kgfm. A escolha da versão para ser importada para o Brasil deve recair sobre esta última, já que a versão menos potente é a que tem a bateria maior – e mais cara. Também é improvável que seja trazida a versão superior, que tem tração integral e dois motores elétricos que entregam 384 cv e 61,1 kgfm.

O magnetismo do Kia EV9

 

Nissan X-Trail

A Nissan se movimenta no mercado com muito cuidado. Por isso até agora se manteve fora do segmento de SUVs médios, onde conta com bem-sucedido X-Trail, conhecido como Rogue nos Estados Unidos. Mas agora a marca japonesa parece mesmo decidida a trazer o modelo e numa versão bem tecnológica. Trata-se do X-Trail e-Power, um modelo híbrido que utiliza uma tecnologia em que o motor a combustão interna não tem conexão direta com as rodas. Ele tem duas versões. A que virá para o Brasil provavelmente será a um motor dianteiro com 204 cv e 33,6 kgfm. Já na versão e-4orce, são dois motores elétricos com 213 cv no total e 33,6 kgfm de torque do motor dianteiro e 19,9 kgfm no traseiro. Já o motor de combustão, que apenas gera energia para o sistema elétrico, é um 1.5 Turbo de três cilindros dianteiro de 154 cv e fica acoplado ao inversor. A Nissan indica que este sistema deixa o X-Trail até 35% mais econômico que a versão convencional No modo totalmente elétrico, a autonomia é de apenas 15 km. O X-Trail chega para brigar com Jeep Compass, Toyota RAV4 e novo Honda CR-V e:HEV, na faixa de R$ 350 mil.

O poder do X-Trail

 

Omoda 5

A marca de luxo da Chery já anunciou a chegada do SUV Omoda 5 no início de 2024, seu primeiro produto no Brasil. Inicialmente ele será lançado na versão 100% elétrica, com 224 cv e bateria de 61 kWh, com autonomia de até 450 km. Já a versão com motor a combustão deve trazer o mesmo motor usado no Tiggo 5X, um 1.5 turbo acoplado a um sistema híbrido-leve de 48V, que rende 154 cv e 22,6 kgfm. As medidas são também bastante semelhantes à do Tiggo 5X, com 4,40 metros de comprimento, entre-eixos de 2,63 m e largura de 1,83 m e 1,59 m de altura.

 

Peugeot 2008

A segunda geração do SUV compacto da marca francesa finalmente chega na versão a combustão em 2024. Ele já está sendo produzido na fábrica da Stellantis em El Palomar, na Argentina e deve chegar já com o novo visual, resultado do face-lift de meia-vida da linha 208 – afinal, o carro foi lançado na Europa em 2019 e já estava com o visual cansado. O SUV será equipado com os motores GSE produzidos em Betim, com versões 1.3 aspirado, de 98/107 cv e 13,2/13,7 kgfm, e 1.0 Turbo, com 125/130 cv e 20,4 kgfm e deve chegar para brigar na parte superior do segmento de SUVs compactos.

Como anda o Peugeot e-2008

 

 

Renault Kardian

A marca francesa está trilhando passo a passo a cartilha do marketing para o lançamento de seu SUV compacto. O Kardian será um divisor de águas para a Renault o Brasil. Ele retoma a identidade da marca, diluída pelos modelos de origem Dacia, na plataforma CMF-B, que também prevê motorizações elétricas. No entanto, o modelo será lançado com um novo motor 1.0 turbo com três cilindros, que rende 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque (na especificação a gasolina), gerenciado por uma transmissão de dupla embreagem e seis marchas.

O plano Kardian

 

 

Toyota Yaris Cross

De uns tempos para cá, a maior fabricante de automóveis do mundo decidiu ganhar popularidade no Brasil. Lançou o Corolla Cross, equalizou os preços do compacto Yaris e agora se prepara para abocanhar um pedaço da fatia mais carnuda do mercado, que é o de SUVs compactos, que consegue oferece volume e lucratividade às marcas. A expectativa disputar vendas diretamente com Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Honda HR-V e Volkswagen T-Cross. O Yaris Cross aproveita a chegada da nova geração do Yaris e a linha vai estrear um novo conjunto híbrido flex com motor 1.5 de 110 cv e câmbio CVT, o que vai garantir uma boa vantagem competitiva à marca.

 

Volvo EX30

O novo SUV elétrico cupê compacto da marca sueca já está até em pré-venda, com preço definido: a partir de R$ 229.950 ‑ as entregas, no entanto, começam apenas em maio. O modelo terá quatro versões – Core, Core ER, Plus e Ultra –, todas com um motor elétrico no eixo traseiro com 272 cv e 34,9 kgfm. Apesar de não ser exatamente peso leve – pesa entre 1.830 e 1.943 kg, dependendo da versão ‑, consegue cumprir o zero a 100 km/h em 5,3 segundos.

 

O pequeno grande EX30

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