Sala apertada? Veja como evitar os quatro erros mais comuns na decoração

Seja para passar a tarde no sofá assistindo televisão, ou até mesmo recebendo convidados para um momento de entretenimento, ninguém gosta de uma sala de estar desorganizada. Hoje, você descobre quais os erros de decoração que podem deixar uma sala apertada.

Dicas para não ter uma sala apertada

Designers de interiores revelam como evitar uma sala apertada e quais os erros mais comuns – Foto: The Spruce/Divulgação/NDd

Por isso, o jornal americano The Spruce conversou com três designers de interiores e revelou quais os itens deixam o espaço com uma aparência bagunçada.

Dicas para não ter uma sala apertada

1 – Móveis grandes

Colocar um sofá grande em uma sala pequena não é uma boa ideia. Por isso, antes de comprar os móveis, é preciso medir o local e calcular o espaço disponível.

“Muitas vezes vejo clientes escolhendo peças grandes e volumosas que dominam o ambiente e deixam pouco espaço para se movimentar. E tamanho nem sempre significa conforto”, disse Carolyn Cerminara.

Uma dica: Ao comprar móveis, siga a regra 2:3: a peça maior deve medir 2/3 do tamanho do cômodo.

2 – Muita mobília

Em alguns casos, mesmo que os móveis sejam proporcionais ao cômodo, o local ainda pode parecer congestionado. Para Lauren Chapetto, isso acontece por causa da quantidade de itens.

“Embora eu ame uma sala de estar que tenha assentos para muitos, você pode não ter espaço para isso. Certifique-se de que haja espaço suficiente para andar entre todos os móveis e pelo menos uma entrada/saída principal para dentro e para fora do cômodo”, explicou.

3 – Muita decoração

Quanto mais decorações, mais a sala apertada será. Os clientes tendem a exagerar nos acessórios para fazer o espaço parecer pessoal, mas rapidamente ele se torna caótico e desorganizado”, destaca Cerminara.

“Eu acredito em ‘menos é mais’, especialmente em espaços menores. Concentre-se em algumas peças impactantes”, concluiu.

Para reverter a situação, Collen Bennett recomenda usar espaços verticais, como estantes altas para decoração, cortinas do chão ao teto ou obras de arte penduradas mais alto na parede, criando a ilusão de um cômodo mais alto.

4 – Tinta em tons escuros

A cor das paredes revela muito sobre a sensação geral de um cômodo. Tons escuros podem causar uma sensação de aconchego, mas saiba que você corre o risco de fazer sua sala de estar parecer menor do que é.

“As cores escuras tendem a absorver luz, fazendo com que o ambiente pareça mais fechado e apertado”, explica Bennett.

Para ela, o ideal é usar cores de tinta claras e neutras, como branco, bege ou cinza suave para ajudar a refletir a luz e fazer o ambiente parecer mais espaçoso. Incorporar espelhos ou elementos de vidro na decoração também ajuda a refletir a luz e ampliar visualmente o espaço.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.