Amapá amplia vacinação de crianças após a confirmação do vírus da poliomielite na Guiana Francesa


Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá, imunização foi intensificada nos últimos dias com a realização de busca ativa nas casas de moradores. Vírus foi encontrado em águas de esgoto em cidades do departamento ultramarino francês. SVS faz busca ativa em Oiapoque para aumentar cobertura vacinal contra poliomielite
A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do Amapá informou nesta terça-feira (22) que segue realizando a imunização de crianças após a detecção do poliovírus tipo 3 derivado da vacina (VDPV3) em amostras ambientais coletadas em Caiena e em Saint Georges de l’Oyapock, na Guiana Francesa. A poliomielite, também é chamada de “paralisia infantil”, é uma doença infectocontagiosa.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) foi informada da existência do vírus na região no dia 6 de agosto. Na cidade de Saint Georges, fronteira com o município de Oiapoque, uma amostra retrospectiva foi coletada em 15 de maio e também confirmou o vírus.
De acordo com o relatório da OPAS/OMS, em 2 de agosto o Laboratório Global Especializado (GSL) da Rede Gobal de Laboratórios de Pólio (GPLN) no Institut Pasteur de Paris, informou às autoridades de saúde francesas a detecção do poliovírus em uma amostra de água residual ambiental coletada em 26 de junho de 2024 em Caiena.
Essa amostra, segundo a Organização, foi coletada como parte de um projeto de pesquisa coordenado pela agência de pesquisa francesa para doenças infecciosas emergentes.
Segundo a SVS, cerca de 35% do público-alvo foi imunizado no município de Oiapoque.
LEIA MAIS:
População de Oiapoque é vacinada contra Poliomielite após vírus ser encontrado na Guiana Francesa
SVS intensifica vacinação contra polimielite após a identificação do vírus em Oiapoque
Poliomielite
A poliomielite, também chamada de “paralisia infantil”, é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida.
O início é repentino e a evolução do déficit motor ocorre, em média, em até três dias. A doença acomete, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, e tem como principal característica a flacidez muscular.
De acordo com a Fiocruz, a doença é causada pelo poliovírus, “que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia”.
Vacinação contra a poliomielite em Oiapoque, no Amapá
Rede Amazônica/Reprodução
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram, Facebook e X (Twitter)
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.