‘Moço, pelo amor de Deus, não faz isso não’: menina que voava de parapente fala sobre morte do piloto durante o voo em MG

De acordo com o Samu, a causa mais provável da morte de Gilberto Araújo foi infarto. Menina que voava de parapente fala sobre morte do piloto durante o voo em MG
O Fantástico deste domingo (18) conversou com a menina de 13 anos que acompanhava o piloto que morreu durante um voo de parapente em Minas Gerais. O parapente desceu rapidamente uma altura de 20 metros e caiu nos galhos de uma árvore. Dafiny teve apenas arranhões no corpo.
“A Serra tem meio que uma igrejinha lá católica, a gente foi deu a volta na igrejinha e voltamos. Na hora que nós voltamos ele falou a última coisa comigo: ‘É muito bom, não precisa ter medo’. E nessa hora ele já parou de falar. Aí na hora que eu vi ele já estava com o olho aberto sem respirar, eu falei: “Moço, moço!’ Bati na cara dele de leve, falei: ‘Moço, pelo amor de Deus, não faz isso não”.
‘Eu vou realizar o sonho dela’
Dafiny e a mãe Karine vendiam bombons na Serra de Santa Helena, ponto mais alto da cidade, quando a menina conheceu o Gilberto, piloto de parapente com mais de 20 anos de voos nessa região.
“Ele foi a primeira pessoa que eu ofereci um cone. Eu falei: ‘Oi, tudo bem?’. Ele até comprou um cone na minha mão, falou que era uma delícia, comeu lá na minha frente. E me deu uma caixinha de R$ 10. Eu fiquei tão feliz, eu falei: ‘Meu sonho é andar nisso… Eu falei assim: quanto que está?’. Ele falou assim: ‘R$ 250, 300’. Eu falei: “Um dia eu vou andar. Vou juntar dinheiro, vou vir aqui e vou andar.’”
Gilberto Araújo pediu a autorização da Karine para que Dafiny pudesse voar.
“A senhora deixa ela voar? Eu vou realizar o sonho dela”.
Em algum momento entre o pedido de ajuda e o pouso forçado, Gilberto morreu. De acordo com o Samu, a causa mais provável foi infarto.
Um piloto de parapente viu as imagens. Ele acha que, mesmo passando mal, Gilberto ajustou o rumo do voo, e que isso pode ter salvado a menina.
“Por ele ter direcionado o parapente pra uma área segura numa área que é considerada próxima de uma área de pouso deles, eu acho que ele teve uma decisão assim final que acabou colaborando”, diz Davison.
O que diz a Agência Nacional de Aviação Civil
A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil – recomenda a filiação de pilotos e instrutores à Confederação Brasileira de Voo Livre, mas essa filiação não é obrigatória. Gilberto Araújo não era filiado à confederação.
Também não são obrigatórias as orientações da confederação aos seus associados, relativas à formação e treinamento dos pilotos e a procedimentos de segurança dos voos, que incluem, por exemplo, o uso de capacete. Pelo menos no seu último voo, Gilberto estava sem capacete.
Ainda muito abalada, a mulher de Gilberto não quis conversar com o Fantástico.
Veja a reportagem completa abaixo:
Piloto que morreu em salto de parapente em MG ofereceu voo para menina: ‘Eu vou realizar o sonho dela’
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.