Uruguai vive momento de crise interna com relação de Marcelo Bielsa com jogadores desgastada

[object Object]Foto: Ernesto Ryan/Getty Images

Apesar de viver um bom momento dentro de campo, ocupando a terceira posição das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, o Uruguai vive uma crise fora das quatro linhas. Isso acontece após o ídolo Luis Suárez revelar que existe um incômodo dos jogadores com a frieza do técnico argentino Marcelo Bielsa.

O relato aconteceu durante a entrevista do centroavante do Inter Miami, da MLS, ao DSports Uruguay”. Ele revelou que os jogadores tiveram pelo menos uma reunião para pedir que o técnico argentino desse ao menos um “bom dia” para os jogadores e funcionários da AUF, federação do país. 

Dois jogadores importantes, que foram convocados por Bielsa para os jogos desta Fifa, confirmaram a situação que foi descrita por Suárez. O volante Federico Valverde, do Real Madrid, e o goleiro titular Sergio Rochet, do Internacional. 

Para o volante do Real Madrid, as revelações feitas por Luisito são verdadeiras e que elas farão a equipe conversar abertamente com o treinador argentino sobre o assunto. 

O que o Suárez disse é verdade, não mentiu, não exagerou em nenhum momento, disse as coisas como são – revelou.

– Da minha parte e dos outros, resta falar entre nós no vestiário, como equipe, para melhorar e seguir crescendo. Como já tivemos várias (reuniões) desde que ele (Bielsa) está lá. Sempre arrumamos as coisas conversando, falando sobre diversas circunstâncias, e essa é mais uma que será dessa forma – explicou o capitão da Celeste. 

Sergio Rochet apoiou a atitude de Suárez e também confirmou as acusações. Para ele, agora os jogadores e o técnico têm que resolver os problemas e deixar o ambiente agradável para o trabalho do grupo. 

– Luis tomou a decisão de se expressar e está em seu direito. O que posso dizer é que contou coisas que, sim, ocorreram. O que me cabe é estar aqui e tentar esclarecer todas as coisas que aconteceram para resolvê-las e tornar o ambiente agradável para treinar e trabalhar. Será inevitável conversar sobre isso. Não só entre comissão e jogadores, mas também com a federação – disse. 

Para ele, o problema tem que ser resolvido internamente para que não possa afetar o desempenho da Celeste dentro de campo. 

– Na minha opinião, essas coisas são resolvidas das portas para dentro. O que queremos é o melhor para a seleção. O que ele disse ecoa, mas são coisas que acontecem em muitos elencos. Agora teve um impacto grande porque quem disse foi o Suárez. – explicou o goleiro. 

Canobbio revela que sua relação com o treinador acabou

O ponta-esquerda Agustín Canobbio, do Athletico-PR, foi mais um jogador a falar de seu incômodo com Bielsa. Em entrevista ao programa “Minuto 1”, ele também revelou que o técnico argentino faltou respeito a ele e a ligação entre os dois ficou mais complicada. 

– Teve muita falta de respeito constantemente. Eu sou muito respeitoso, mas chegou uma hora que eu explodi. (Na Copa América,) Queria conversar e não foi o melhor. Fiquei calado para não manchar o grupo, que veio de um terceiro lugar, e segui o meu caminho, mas agora posso me expressar – disse o jogador do Athletico. 

Durante a disputa pelo terceiro lugar da Copa América, Canobbio ficou irritado e chutou objetos que estavam na beira do gramado. Ele apenas atuou na derrota para a Colômbia, por 1 a 0, pela semifinal da competição. Ele revelou que sua irritação partiu por conta de que o técnico argentino o culpou pelo resultado negativo. 

– Em uma análise de vídeo que ele fez acabou me culpando por alguma coisa. Obviamente o jogador sabe quando joga bem ou mal. Nessa partida me senti muito bem. Individualmente, me senti muito bem e me chocou muito a maneira como ele falou – revelou Canobbio. 

Marcelo Bielsa durante jogo do Uruguai. (Foto: Tim Nwachukwu/Getty Images)
Marcelo Bielsa durante jogo do Uruguai – Foto: Tim Nwachukwu/Getty Images

Giménez defende Bielsa e espera que conversa resolva a situação

Indo ao contrário de seus companheiros, o zagueiro José María Giménez, que é um dos jogadores mais experientes da Celeste com mais de uma década de serviços, afirmou que essa é uma oportunidade de resolver o problema. 

-Não é fácil vincular-se a uma ideia diferente da que estamos habituados a seguir. Porém, todos os jogadores se entregaram 100% à equipe e ao treinador. Muitos podem pensar que é um problema, mas vejo uma oportunidade de poder resolver – afirmou o zagueiro.

Tendo que lidar com o problema da relação dos jogadores com Marcelo Bielsa, o Uruguai terá dois confrontos importantes pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. A Celeste visitará o Peru, em Lima, no dia 11. Quatro dias depois, receberá o Equador no Centenário, em Montevidéu.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.