Outubro Rosa: mês de prevenção do câncer de mama tem programação especial em Blumenau

Um novo mês chegou e com ele a campanha anual do Outubro Rosa também. Para conscientizar e promover a prevenção do câncer de mama, a Rede Feminina de Blumenau preparou uma programação especial para as mulheres.

Laço rosa da campanha Outubro Rosa

Programação do Outubro Rosa é definido pela Rede Feminina – Foto: Divulgação/ND

Nesta quarta-feira (2), acontece o Culto Outubro Rosa, a partir das 19h30, na igreja luterana do Espírito Santo, no bairro Garcia. No sábado (5), acontece a missa solene, na catedral São Paulo Apóstolo, a partir das 16h30.

Já em 20 de outubro, a caminhada Outubro Rosa promete tomar conta da rua das Palmeiras, a partir das 9h. Para encerrar a programação especial da campanha, em 31 de outubro, a Rede Feminina prepara um jantar, no Teatro Carlos Gomes, às 19h30.

Para o jantar, são vendidos ingressos, que podem ser adquiridos presencialmente na Rede Feminina de Blumenau, na rua Prefeito Frederico Busch Júnior, próximo ao terminal da Fonte. Vale lembrar que as vagas são limitadas.

A tradicional camisa da campanha também já está disponível, no valor de R$ 45. Para conferir os pontos de venda, clique aqui.

Campanha Outubro Rosa

O movimento social e anual que acontece em outubro é um momento de mobilização para reforçar mensagens sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil, com mais de 73 mil novos casos por ano. A prevenção precoce contribui para redução da incidência e mortalidade da doença.

Câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil – Foto: Pexels / ND

Ainda conforme o Inca, a orientação é que a mulher observe e apalpe as mamas sempre que se sentir confortável para tal, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano. Caso encontre pequenas alterações mamária, procure atendimento médico.

Outra estratégia de detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento mamográfico. A orientação do Inca é que as mulheres, especialmente de 50 a 69 anos, façam uma mamografia de rastreamento a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes da pessoa mostrar os sintomas.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.