Temporal provoca queda de árvores, destelhamentos e interrupção de energia em Presidente Epitácio


Prefeitura e Defesa Civil vão contabilizar os estragos. Outras cidades do Oeste Paulista também foram afetadas pela forte chuva. Temporal provoca queda de árvores, destelhamentos e falta de energia, em Presidente Epitácio (SP)
Aline Costa/TV Fronteira
Um temporal atingiu Presidente Epitácio (SP) na noite desta quinta-feira (26) e ocasionou diversos estragos.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A Defesa Civil e a prefeitura devem contabilizar os prejuízos ao longo da manhã desta sexta-feira (27).
Distribuidora teve estrutura totalmente destruída pelo temporal, em Presidente Epitácio (SP)
Aline Costa/TV Fronteira
Em uma distribuidora, a estrutura foi totalmente destruída pela forte chuva e rajadas de ventos.
Estrutura metálica de posto de combustíveis cedeu durante o temporal, em Presidente Epitácio (SP)
Cláudio Ferreira/TV Fronteira
Ainda durante o temporal, a estrutura metálica de um posto de combustíveis cedeu sobre um caminhão carregado de etanol.
Além disso, cerca de quatro prédios públicos foram destelhados.
Diversas casas e estabelecimentos comerciais ficaram sem energia elétrica. Também foram registrados pontos de alagamentos em alguns imóveis.
Prefeitura de Presidente Epitácio (SP) registrou 80 quedas de árvores
Aline Costa/TV Fronteira
Segundo a Prefeitura de Presidente Epitácio, houve 80 quedas de árvores de pequeno e grande porte, sendo 19 delas na estrada vicinal que liga o município ao distrito de Planalto do Sul.
Não houve feridos.
Ocorrências em outros municípios e frente fria
O Corpo de Bombeiros informou que também atendeu ocorrências de queda de árvores em Presidente Venceslau (SP), Santo Anastácio (SP), Teodoro Sampaio (SP). Houve queda de fio energizado em Presidente Venceslau e Presidente Epitácio.
Segundo o climatologista Vagner Camarini, uma frente fria furou o bloqueio atmosférico e criou muita instabilidade na maioria do Estado de São Paulo.
No Oeste Paulista, as rajadas de vento variaram entre 40 e 50 quilômetros por hora.
Placa de estabelecimento comercial caiu durante as rajadas de vento, em Presidente Epitácio (SP)
Prefeitura de Presidente Epitácio
O que diz a Prefeitura
A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Presidente Epitácio informou que está trabalhando nos pontos críticos da cidade e avaliando, através da Defesa Civil Municipal, os casos emergenciais.
“Foram registradas quedas de árvores e galhos, destelhamentos, entrada de água em residências e prédios públicos e acúmulo de resíduos em bocas de lobo”, afirmou.
Além disso, equipes com caminhões, retroescavadeiras, moto-podas e outros maquinários já estão nas ruas executando a liberação de vias, avaliando os danos a residências e atendendo as solicitações dos munícipes por meio da Secretaria Municipal de Obras e infraestrutura, Secretaria de Economia, Planejamento e Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Relações Agrárias.
“Famílias que sofreram com o destelhamento podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social para que a situação seja avaliada por uma Assistente Social e um engenheiro da prefeitura para avaliar a situação e garantir o recebimento de lonas e futuramente de telhas”, finalizou a Administração.
Temporal provoca queda de árvores, destelhamentos e falta de energia, em Presidente Epitácio (SP)
Aline Costa/TV Fronteira
Restabelecimento de energia
Em nota ao g1, a concessionária Energisa Sul-Sudeste informou que a forte chuva ocasionou diversas ocorrências no sistema elétrico em Presidente Epitácio e Presidente Venceslau (SP), como quedas de árvores, lançamento de galhos e outros objetos sobre a fiação, ocasionando interrupções no fornecimento de energia em alguns pontos da cidade.
“A empresa estava monitorando a chegada desse temporal e acionou seu plano de contingência com reforço das equipes em campo, bem como o time dos canais de atendimento. Seguindo os protocolos técnicos e de segurança, os profissionais da empresa atuam de forma ininterrupta para recompor o fornecimento”, ressaltou.
Ainda conforme a concessionária, neste momento, cerca de 90% dos clientes tiveram o fornecimento regularizado e os trabalhos seguem em pontos específicos destes municípios, com objetivo de restabelecer o fornecimento o mais rápido possível.
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.