VÍDEO: idosas fazem ritual e ‘chamam chuva’ no período de seca


Após 154 dias sem chover, uma chuva fraca quebrou o jejum de estiagem em Belo Horizonte e região. Mas o tempo seco ainda assola os moradores. Idosas ‘chamam chuva’ no distrito de Mocambeiro
Um grupo de idosas do distrito de Mocambeiro, em Matozinhos, na Grande BH, se reuniu para “chamar chuva” por causa do grande período de seca que afeta várias regiões em Minas Gerais.
Após mais de cinco meses sem chover, uma precipitação caiu em parte do estado, mas, mesmo assim, a seca ainda assombra.
Para tentar resolver o problema, uma tradição é passada de geração a geração. Os “rituais de fé” são utilizados pelos mais antigos para que a chova. (veja vídeo acima)
LEIA MAIS:
Moradores recorrem à fé para pedir chuva em Minas Gerais: ‘Deus vai nos atender’
Tempo fica ‘muito quente e extremamente seco’, diz Defesa Civil de Belo Horizonte; veja como será o fim de semana
Após mais de cinco meses de estiagem, volta a chover em Belo Horizonte
BH é a capital brasileira com maior número de dias sem chuva, segundo Inmet; veja ranking
Dona Terezinha Vilazinha Pereira da Silva, de 72 anos, é uma das moradores que está no vídeo, e conta que é uma tradição muito utilizada na região. Ela relata que o ritual sempre acontece quando ocorre um período muito longo sem chuva.
Grupo dança em volta de uma árvore, com terços e baldes de água
Reprodução
O ritual consiste em uma dança em volta de uma árvore, com terços e baldes de água. Durante o processo, as mulheres vão cantando uma “música da chuva”, enquanto molham a cruz.
“Os rituais vêm da infância. Quando eu era pequena, a gente saía com a mão na cabeça, cantando e rezando. Foi passando de geração para geração. Sempre chamamos todos os nossos amigos, vizinhos e todo mundo faz o ritual”, conta dona Terezinha.
A idosa disse que sempre chove após, no mínimo, oito dias do ritual.
“A gente, geralmente, faz três vezes para dar realmente certo. Depois disso, na maioria das vezes, chove depois de oito dias. Na última chuva de sábado (27), a gente tinha feito o ritual três dias antes”, comentou.
Minas Gerais
Segundo boletim da Defesa Civil, 145 cidades do estado estão em situação de emergência em relação à seca e estiagem.
Além disso, a previsão do tempo na maioria das regiões mineiras é de tempo quente e seco. No Triângulo Mineiro e Oeste, as chances de chuva são mínimas, porém podem haver rajadas de vento e chuvas pontuais também nestes locais do estado.
* Estagiária sob supervisão de Alex Araújo.
Confira os vídeos mais vistos no g1 Minas:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.