Metade das Secretarias da Prefeitura de Florianópolis são chefiadas por mulheres


No total, das 18 secretarias do município, 9 têm representantes mulheres A representatividade das mulheres nas Secretarias da Prefeitura Municipal de Florianópolis é evidente. No total, das 18 Secretarias do Município, 9 têm representantes mulheres. Apesar de metade das pastas terem mulheres como Secretárias, a Prefeitura de Florianópolis afirma que não teve preocupação em nomear mulheres para preencher qualquer tipo de cota ou quantidade de mulheres, que foi algo que aconteceu naturalmente e que a seleção foi baseada no mérito e na competência técnica de cada profissional.
> Com pista construída com ajuda de skatistas, Floripa se consolida como uma das principais cidades de skate do Brasil
As Secretarias que estão sendo ocupadas por mulheres são estratégicas para a Administração Municipal e estão entre as que mais recebem orçamento. Dessa forma, importantes Pastas como Administração; Continente; Educação; Fazenda; Habitação e Desenvolvimento Urbano; ⁠Licitações, Contratos e Parcerias; ⁠Procuradoria Geral; Saúde; e ⁠Turismo, Cultura e Esporte possuem mulheres à frente.
Apesar da Prefeitura afirmar que as mulheres que representam as Secretarias terem sido escolhidas com base no mérito, habilitação profissional e excelentes currículos, a representatividade feminina na Prefeitura de Florianópolis é algo que vale destaque. Isso porque o Brasil não é um bom exemplo quando o assunto é representatividade feminina na política.
Dados do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que para cada 100 mulheres no Brasil, há aproximadamente 94 homens. Esses números representam uma diferença significativa de gênero na população brasileira, com as mulheres compondo 51,5% do total, o que se traduz em seis milhões a mais de mulheres do que homens.
Apesar das mulheres serem a maioria no Brasil, a representatividade na política feminina não reflete essa realidade. Como exemplo, podemos analisar os números do Congresso Nacional. As mulheres representam apenas 17,7% dos 513 deputados federais, na Câmara dos Deputados. Já no Senado, temos hoje, 15 senadoras dentre os 81 parlamentares, um percentual de representatividade de 18,5%.
Em Florianópolis, a Prefeitura destaca o competente trabalho desempenhado pelas mulheres que estão à frente das Secretarias e a importância de as mulheres terem representantes em todas as esferas da administração pública. Além disso, também é destaque na capital catarinense a presença de mulheres nos demais cargos de chefia e direção municipal, ocupando 54,68% dos cargos comissionados e funções gratificadas.
Acesse o site da PMF e fique por dentro das novidades!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.