Debate com os 4 candidatos a prefeito de Rio Claro tem perguntas sobre enchentes, habitação, meio ambiente e saúde


Airton Moreira (Federação PSOL-Rede), Professor Sarti (PSB), Gustavo Perissinotto (PSD) e Rogério Guedes (PL) participaram do confronto de ideias na tarde desta terça-feira (24). Candidatos a prefeito de Rio Claro Airton Moreira (Federação PSOL-Rede), Professor Sarti (PSB), Gustavo Perissinotto (PSD) e Rogério Guedes (PL) participaram de debate do g1 e on
Fabiana Assis/g1
O debate com os cinco candidatos à Prefeitura de Rio Claro (SP), transmitido pelo g1 e o acidade on, teve perguntas sobre enchentes, habitação, meio ambiente e saúde e outros temas, na tarde desta terça-feira (24). (Confira abaixo vídeos dos 5 blocos).
Airton Moreira (Federação PSOL-Rede), Professor Sarti (PSB), Gustavo Perissinotto (PSD) e Rogério Guedes (PL) participaram do confronto de ideias.
Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
Veja a página especial de eleições do g1 São Carlos e Araraquara
As regras do debate foram as seguintes:
1º Bloco livre: o candidato pergunta para outro candidato sem tema pré-definido.
2º Bloco com jornalistas: jornalistas do Grupo EP formulam perguntas e os candidatos respondem e comentam;
3º Bloco com tema único: o candidato pergunta para outro candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no g1. O tema mais votado foi sustentabilidade e meio ambiente, com 37,87% dos votos.
4º Bloco com tema livre: o candidato pergunta para outro candidato sem tema pré-definido;
5º Bloco tema único e considerações finais: o candidato pergunta para outro candidato com tema único escolhido por internautas em enquete no g1. O segundo tema mais votado foi saúde, com 18,08% dos votos.
Candidatos a prefeito de Rio Claro durante debate
Fabiana Assis/g1
1º bloco abordou saúde, segurança, meio ambiente e educação
Com tema livre, os candidatos abordaram os seguintes temas:
Saúde: problemas na saúde, investimento na saúde, construção do primeiro hospital público municipal,
Segurança pública: segurança de maneira integrada, investimento em assistência social, estrutura da Guarda Municipal, implantação da muralha digital.
Meio ambiente: combate à poluição, qualidade do ar ruim, horto florestal, crise hídrica, investimento no Daae, privatização do Daae,
Educação: abandono de escola no Cervezão, vagas escolares, bolsa-creche, merenda escolar, descaso da educação.
Veja o 1º bloco na íntegra:
Debate com candidatos a prefeito de Rio Claro – bloco 1
2º bloco abordou enchentes, habitação, idosos e trânsito
Os candidatos responderam perguntas dos jornalistas e falaram sobre:
Enchentes: bueiro inteligente, problema de drenagem urbana, cálculos hidrológico, investimento em obras antienchente.
Déficit habitacional: parceria com governo federal no Minha Casa Minha Vida, mutirão para construção de condomínio inteligentes e agroecológicos, aluguel social, falta de investimento em habitação e condomínio dos idosos.
Idosos: Centro especializado para a terceira idade, mobilidade para idosos, programa Vida Longa para acolher idosos e falta de ônibus para transportar idosos.
Segurança no trânsito: problemas de mobilidade urbana, trabalho de conscientização dos motoristas, indústria da multa, radares escondidos, acidentes, tarifa zero no transporte, incentivar população a usar o transporte e aumento da tarifa de transporte.
Veja o 2º bloco na íntegra:
Debate com candidatos a prefeito de Rio Claro – bloco 2
3º bloco falou de meio ambiente, horto e Daae
Com tema mais votado pelos internautas (sustentabilidade e meio ambiente), os candidatos abordaramm os seguintes assuntos:
Horto Florestal, eventos e atividades culturais no horto, parcerias para geração de emprego e renda no horto, baixa cobertura arbórea, transbordamento do horto florestal para dentro da cidade, centro de pesquisa em celulose com investimento de empresas.
Falta de água, falta de investimento no Daae, papel do Daae na qualidade de vida, preservação das nascentes, bacia do Ribeirão Claro, privatização do Daae, remoção de árvores da avenida Visconde do Rio Claro para ciclovia, ciclovia inacabada, investimento na infraestrutura da floresta estadual, politica nacional de resíduos sólidos, investimento em cooperativa de recicláveis, coleta seletiva, pagamento pela triagem do material, aterro sanitário, usina fotovoltaica nos prédios públicos, investimento no uso de bicicletas.
Veja o 3º bloco na íntegra:
Debate com candidatos a prefeito de Rio Claro – bloco 3
4º bloco abordou déficit habitacional, dívida da prefeitura e distrito industrial
Entrega de 12 mil unidades habitacionais, dialogo com governo federal, apresentação de projetos para captar recursos, endividamento de R$ 700 milhões da Prefeitura de Rio Claro, programa Minha Casa Minha Vida, empréstimos feitos pela prefeitura, obras em período eleitoral, previdência dos servidores, construção do centro oncológico municipal, criação do 2º distrito industrial, instalação de duas universidades públicas, plano diretor, digitalização dos processos para abertura e fechamento de empresas e Atende Fácil.
Veja o 4º bloco na íntegra:
Debate com candidatos a prefeito de Rio Claro – bloco 4
Quinto bloco falou de dengue, Santa Casa e verbas
Com o tema saúde, o segundo mais votado na enquete do g1, os candidatos abordaram:
Falta de preparação para epidemia de dengue, Centro de referência de dengue, fortalecer parceria com a Santa Casa, mortes por dengue, atendimento das periferias, pagamentos para consórcio de Limeira, contratos e recursos da saúde e falta de médico e medicamentos.
Veja o 5º bloco na íntegra:
Debate com candidatos a prefeito de Rio Claro – bloco 5
Os candidatos também tiveram um minuto cada para considerações finais. Veja o que cada um falou na ordem em que estevam nos pulpitos:
Airton Moreira (Federação PSOL-Rede)
“A mudança que Rio Claro precisa não vem com o atual prefeito, mas também não vem com seu vice. Também não vem nem só comigo sozinho, vem com a participação popular a construção de um projeto do poder popular ocupando espaço da prefeitura e isso já foi feito no passado lá no passado, com o movimento pró-cidadania. Deu certo, a gente conseguia eleger é um governo progressista, que defende o combate à desigualdade social, que defende a proteção ambiental, que defende o fortalecimento do serviços públicos e a justiça social. Nós vamos garantir isso de novo. No dia 6 de outubro vote 50 para prefeito, essa é a mudança de verdade. E eu quero aqui reforçar uma coisa: não adianta nada a gente voltar para prefeito e não voltar para vereador. A gente tem que ocupar a Câmara de Vereadores com pessoas que seja oposição de verdade, mandatos populares que combatam, que fiscalizam, que cobrem e não há dúvidas com relação a isso. Se tem alguma insegurança com seu voto, vote na legenda 50, se tiver qualquer dúvida saiba que a legenda 50 é a que vai fiscalizar e cobrar qualquer prefeito que foi eleito. Muito obrigado, gente!”, disse.
Rogério Guedes (PL)
“Você cidadão rio-clarence que realmente quer uma mudança na nossa cidade, investimento na saúde do nosso município – que estamos vivendo um momento muito crítico com relação à nossa saúde – mudança na segurança do nosso município, eu fui eleito na Alesp como um dos melhores secretários de segurança do Estado de São Paulo. Trabalhei muito para a segurança do nosso município, com relação à educação também precisamos investir muito na educação do nosso município, uma merenda de qualidade, não uma merenda direcionada. Tenho também um projeto com relação ao material escolar, kit de material escolar para todas as crianças do nosso município, kit uniforme escolar também para todas as crianças do nosso município. Eu senti na pele o que é faltar material escolar, uniforme escolar e a merenda de qualidade porque na minha vida fui criado em escola pública, estudei em escola pública e fui criado também na periferia do nosso município. Então vote 22, Rogério Guedes para mudança que Rio Claro merece”, disse.
Gustavo Perissinoto (PSD)
“Obrigado! Quero agradecer ao grupo EP a pela oportunidade do debate, mas principalmente, agradecer em primeiro lugar a minha família, meu pai, minha mãe, que têm sido o porto seguro durante este período de campanha. Agradecer também ao povo de Rio Claro. Muito obrigado por vocês terem em primeiro lugar me dado a oportunidade de ser prefeito na cidade onde eu nasci, cresci, a cidade que eu tanto amo e que tanto me deu, poder retribuir para mim é uma grande satisfação. Mas agradecer também o carinho pelo qual eu tenho sido recebido andando pelas ruas, não é só a história do Ladson, do seu Nadir, da dona Dora, de todas as pessoas pelas quais a gente impactou com políticas públicas importantes, a exemplo de duas universidades, do hospital, do maior programa de zeladoria da nossa história, mas também o que ainda há por fazer, como por exemplo a entrega do primeiro Centro de Tratamento de Pessoas com Câncer. No dia 6 de outubro vote com certeza Gustavo Prefeito, 55″, disse.
Professor Sarti (PSB)
“Coube a minha aqui dizer as últimas palavras desse encontro. Vocês viram as falas dos meus colegas aqui que antecedem que tem muita fala de ilusionismo, vender uma ideia de que o mundo está cor-de-rosa, que a nossa cidade está muito bem. Não está! Prestem atenção no que está acontecendo. Há questões, por exemplo, como o Aeroclube que nós não tratamos aqui, mas que é um problema sério da cidade. Eu vou construir um parque na área do Aeroclube, o Aeroporto será parte da vida da cidade. Nós vamos investir com o conceito de cidade inteligente. A cidade inteligente é aquela que coloca as pessoas no centro do desenvolvimento, que incorpora a tecnologia de informação ao cotidiano da pessoa. Nós vamos elevar o padrão de vida de Rio Claro”, disse.
VÍDEOS DO DEBATE DE RIO CLARO:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.