1º Seminário Anticapacitista da Ufopa aborda inclusão, luta contra o capacitismo e acessibilidade


Aberto ao público, evento alusivo ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência ocorrerá na Unidade Rondon, em Santarém. Direitos das pessoas com deficiência serão abordados durante seminário
Reprodução / Redes sociais
Com o objetivo de promover a inclusão e a diversidade no ambiente acadêmico, será realizado em Santarém, oeste do Pará, no período de 25 a 27 deste mês, o I Seminário Anticapacitista e Inclusivo da Ufopa, com o tema: “Nada sobre nós, sem nós”. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento ocorrerá na Unidade Rondon, situada no bairro do Caranazal.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Alusivo ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o evento é promovido pelo Coletivo de Estudantes com Deficiência Rodrigo Pantoja (CECD), em parceria com o Instituto de Ciências da Educação (Iced) da Universidade Federal do Oeste do Pará.
O evento tem carga horária de 15h e os interessados em participar da programação devem fazer inscrição em formulário eletrônico disponível AQUI.
O que é capacitismo
O capacitismo é uma prática discriminatória contra pessoas com deficiência, que causa grandes dificuldades para essas pessoas, que em muitos casos, permanecem excluídas na escola, em casa e em casa sociedade como um todo. E pode se manifestar de diversas formas, como oral, por meio de ofensas e palavreados de baixo calão, através dos sentimentos ou atitudes que revelam pena/inferioridade ou mesmo superproteção agravada.
O termo capacitismo é relativamente novo e começou a ganhar notoriedade nos Estados Unidos na década de 1980, durante os movimentos e passeatas sobre os direitos das pessoas com deficiência.
O preconceito ou a discriminação contra pessoas com deficiência, se baseia na crença de que os PCDs não são capazes de viver como as pessoas sem deficiências, ou seja, de que são inferiores e não possuem capacidade de ter uma rotina comum. O uso da expressão “capacitismo” refere-se a esse tipo de preconceito.
Programação
1º dia – 25/09 – Miniauditório H01
14h – Credenciamento;
14h15- Momento cultural;
14h30 – Mesa de abertura, com a presença de Wania Alexandrino, diretora de políticas estudantis e ações afirmativas/Proges, Ivan Viana, diretor do ICED, Solange Ximenes, vice-reitora da Ufopa e Eduarda Mendonça, coordenadora do CECD;
15h30 – Palestra “O que é inclusão e como ser inclusivo na universidade” – professora Lilian Aquino.
2º dia – 26/09 – Auditório Wilson Fonseca
18h30 – Credenciamento;
18h45 – Momento cultural;
19h – Palestra “O que é capacitismo e como lutar contra ele na nossa universidade” – Cibelle Diniz (advogada e coordenadora do Teas Tapajós).
3º dia – 27/09 – Auditório Wilson Fonseca
08h – Credenciamento;
08h15 – Momento cultural (2 apresentações);
08h30 – Palestra sobre “O que é acessibilidade e como ser acessível na universidade – Ládia Rufino (núcleo de acessibilidade);
10h – Cofee break;
10h15 – Momento cultural (2 apresentações);
10h30 – Encerramento.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.