Cachorro peludo sente mais calor? Saiba o que é preciso para cuidar do seu pet

Cachorro peludo sente mais calor? Saiba o que é preciso para cuidar do seu petFoto: Reprodução

Com a chegada do calor, muitos tutores de cachorros peludos se preocupam com o bem-estar de seus animais de estimação. Afinal, será que os cães com pelagem densa sofrem mais com as altas temperaturas?

Selecionamos algumas dicas importantes para cuidar do seu amigo peludo durante os dias quentes. De forma geral, para nós, a pelagem mais longa aumenta a temperatura corporal do cachorro, deixando ele com mais calor. Mas o pelo do cão não esquenta como nós imaginamos, na verdade, ele ajuda a regular a temperatura do animal. Resumindo, no inverno, o pelo aquece o cão e no verão ajuda a resfriar o corpo. Porém, de maneira geral é importante manter alguns cuidados.

Saiba o que é preciso para cuidar do seu pet no calor

No calor intenso, os pets podem sofrer com quadros de desidratação e exaustão. Por isso, é importante redobrar os cuidados nesse período do ano. Vale sempre buscar orientações de veterinários capacitados, para cuidar de forma ainda mais completa do seu pet.

1. Conheça a raça do cachorro

É importante entender as necessidades específicas da raça do seu cachorro. Raças com pelagem densa, como Huskies Siberianos ou São Bernardos, podem ter mais dificuldade em lidar com o calor intenso, enquanto raças com pelagem mais curta, como Labradores ou Boxers, podem ser mais resistentes ao calor.

2. Mantenha a pelagem limpa e desembaraçada

Manter a pelagem do seu cachorro limpa e desembaraçada pode ajudar a evitar o acúmulo de calor. Escove o pelo regularmente para remover pelos soltos e emaranhados, permitindo que o ar circule livremente através da pelagem e ajudando seu pet a regular sua temperatura corporal.

3. Sombra e água fresca

Manter a pelagem do seu cachorro limpa e desembaraçada pode ajudar a evitar o acúmulo de calor. Escove o pelo regularmente para remover pelos soltos e emaranhados, permitindo que o ar circule livremente através da pelagem e ajudando seu pet a regular sua temperatura corporal.

4. Evite atividades intensas nas horas de pico de calor

Evite fazer exercícios intensos ou passeios longos com seu cachorro nos horários mais quentes do dia. Prefira atividades mais leves e relaxadas durante as manhãs e tardes, quando a temperatura estiver mais amena.

5. Equipamentos de refrigeração

Alguns tutores optam por utilizar equipamentos de refrigeração, como tapetes gelados ou ventiladores, para ajudar seus cães a se refrescarem em dias muito quentes. Certifique-se de que esses equipamentos sejam seguros e confortáveis para o seu pet.

6. Fique atento aos sinais

Esteja atento aos sinais de sobreaquecimento em seu cachorro, como respiração ofegante, salivação excessiva, fraqueza ou vômitos. Se você suspeitar que seu pet está sofrendo de calor excessivo, leve-o imediatamente para um local fresco e entre em contato com um veterinário.

E aí, curtiu essa matéria? Então conheça e siga a gente em nossos perfis no Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest para conferir muito mais!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.