Devotos celebram 119 anos da morte do Beato Padre Victor com procissão e missas em Três Pontas; veja a programação


Associação Padre Victor estima a presença de 20 mil pessoas na cidade durante as festividades desta segunda-feira (23). Três Pontas (MG) recebe nesta segunda-feira (23) diversos fiéis e devotos de diferentes locais do Brasil para celebrar os 119 anos da morte do Beato Padre Victor.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Conhecido como o primeiro homem negro e escravizado a ser liberto e reconhecido como sacerdote no Brasil, ele atrai milhares de fiéis que buscam agradecer pelas graças alcançadas através de sua intercessão.
A Associação Padre Victor estima a presença de 20 mil pessoas na cidade durante as festividades desta segunda-feira.
Três Pontas celebra 119 anos da morte do Beato Padre Victor com procissão e missas
Divulgação
A programação religiosa inclui a tradicional Procissão da Penitência, que terá início às 3h30 da manhã, saindo da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida em direção à zona rural da Faxina.
Logo após, faz parte da programação uma missa que será realizada às 6h, na Capela Santa Cruz, conhecida como Capela de Padre Victor.
Além disso, haverá uma alvorada às 4h30, com a participação da Corporação Musical “Luiz Antônio Ribeiro” na Praça Cônego Victor.
Durante o dia, o Santuário Diocesano Nossa Senhora D’Ajuda, que abriga os restos mortais do Beato, será palco de missas em diversos horários, a começar às 3h e se estendendo até às 19h. Destaque para a missa das 9h, que será presidida pelo Bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz.
⛪ Horário das missas no Santuário: 3h, 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h
A cidade de Três Pontas também oferece programação comercial, com mais de 250 barraquinhas vendendo produtos de diversas regiões.
Santificação
Beato Padre Victor é conhecido por vencer preconceitos e barreiras sociais e também por intercessor em causas impossíveis. O processo de beatificação e canonização do sacerdote está em curso desde 1993, conforme decreto do Papa João Paulo II.
Primeiro padre negro do Brasil, Beato Padre Victor está em processo de canonização no Vaticano
Divulgação
A normativa católica para reconhecer um santo exige a comprovação de um milagre atribuídos ao indicado. No caso do sacerdote, que viveu no século XIX, a documentação tem sido acompanhada pela Mitra Diocesana da Campanha e Associação Padre Victor, que estuda a vida e a obra do sacerdote.
Os fiéis que alcançaram milagres pela intercessão do Padre Victor podem enviar seu testemunho por cartas ou pessoalmente no Memorial Padre Victor, em Três Pontas.
LEIA TAMBÉM:
Padre Victor: conheça a história do primeiro beato ex-escravo do Brasil
Mineiro afirma cura da doença de Crohn após beber água de mina de Padre Victor
‘Me senti vivendo um sonho’, diz mulher que recebeu milagre em MG
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.