Dengue: Aumento de casos faz Varginha ampliar atendimento em dois novos pontos


Cidade iniciou atendimento específico contra a doença em duas novas unidades de saúde nesta terça-feira (20). Município chegou a 1.104 registros e tem seis mortes suspeitas. Varginha passa dos mil casos confirmados de dengue e lidera ranking no Sul de Minas
Varginha é, atualmente, a cidade do Sul de Minas com mais casos de dengue confirmados. Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a cidade contabiliza 1.104 confirmações da doença. A prefeitura ainda investiga seis mortes suspeitas, sendo que duas delas são de mãe e filha.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
A alta nos casos fez com que a cidade ampliasse o atendimento de pessoas com suspeita da doença. Na semana passada, a Policlínia já havia começado a operar em horários especiais, para desafogar a procura de pacientes na UPA.
Agora, nesta terça-feira (20), duas unidades de saúde passaram a fazer parte dos pontos de atendimento de dengue: no bairro Pinheiros e no Imaculada.
“Devido à demanda das pessoas sintomáticas, nós abrimos mais dois postos de atendimento de Varginha. Um no bairro Pinheiros e outro no Imaculada, justamente para atender a população. E continua ainda o atendimento na Policlínica Central, conforme já vinha acontecendo. Lembrando que esse atendimento é para as pessoas adultas. Já as crianças têm que buscar atendimento de pediatria no Hospital Bom Pastor e na UPA”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, o médico Adrian Nogueira.
Horários de atendimento
De segunda a segunda:
Unidade do Pinheiros: das 7h às 18h
Unidade do Imaculada: das 15h às 21h
Policlínica Central:
De segunda a sexta-feira: das 17h às 21h
Aos sábados e domingos: das 7h às 19h
Centro extra de dengue na Policlínica foi inaugurado na semana passada e ficou lotado no primeiro dia de funcionamento
Reprodução EPTV
“É muito importante a população estar ajudando, realmente com as águas paradas, orientando os vizinhos, fazendo as denúncias que precisam fazer. Muitas pessoas jogam lixo nos terrenos baldios, isso vai acumulando água parada. Ou seja, a população tem que ajudar nesse momento, pois é um problema de saúde pública. Temos muitos casos aparecendo, a cidade está passando por esse pico de atendimentos. A gente espera que normalize nos próximos dias”, disse.
O secretário salientou, ainda, que pessoas com comorbidades têm risco maior de agravamento da dengue. Por conta disso, elas precisam, segundo ele, manter as doenças controladas.
“As comorbidades realmente aumentam o risco das pessoas que contraem a dengue. Por isso é importante manter a pressão arterial controlada, as pessoas que têm diabetes manter controlado, além de outras doenças que são comorbidades elas também devem estar controladas. As pessoas precisam fazer o controle das patologias que elas apresentam, para evitar que tenham complicações causadas pela dengue”, pontuou.
Varginha é a cidade do Sul de Minas com mais casos até aqui em 2024. Depois dela, vem Areado (948 casos), Passos (661), Campo Belo (364) e Inconfidentes (309).
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.