Eleições 2024: confira as propostas dos candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes na área da educação


Propostas dos candidatos estão presentes no plano de governo, que constam nas informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cinco candidatos concorrem à Prefeitura de Mogi das Cruzes neste ano. Candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes tem propostas para educação
g1/divulgação
O g1 fez um levantamento das propostas para a área da educação dos candidatos à Prefeitura de Mogi das Cruzes nas Eleições 2024, com base nos programas de governo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Concorrem ao cargo Caio Cunha (PODE), Doutor Roberto Rodrigues (PRTB), Mara Bertaiolli (PL), Professora Sheila Mantovanni (MOBILIZA) e Rodrigo Valverde (PT).
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 6 de outubro.
Veja também as propostas dos candidatos para a área da saúde
Confira, abaixo, as principais propostas dos candidatos
Caio Cunha (Podemos)
Caio Cunha concorre à Prefeitura de Mogi das Cruzes
Arquivo pessoal
No plano de governo, o candidato do Podemos afirma que vai promover uma educação que, para além da construção dos saberes acadêmicos, amplie o repertório cultural, esportivo e social dos cidadãos mogianos, refletindo no crescimento dos índices de qualidade e eficiência educacional, bem como do desenvolvimento humano da cidade, uma formação sólida e comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) definidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e com os compromissos pactuados no Plano Mogi 500 anos, que traz a diretriz de preparar a próxima geração.
O candidato também afirma que vai investir na infraestrutura das escolas, na formação dos professores e na incorporação de tecnologias educacionais.
Com uma abordagem colaborativa e inclusiva, fazendo interlocuções com diferentes setores, queremos proporcionar uma educação equânime, focada nas relações étnico-raciais, garantindo oportunidades iguais e justas para todos os estudantes.
Cunha diz ainda que pretende proporcionar uma educação que prepare os alunos para os desafios do futuro, promovendo uma cidade mais justa e igualitária onde todos tenham oportunidades de aprendizado e crescimento.
Veja a íntegra do plano de governo de Caio Cunha aqui
Doutor Roberto Rodrigues (PRTB)
Doutor Roberto Rodrigues é candidato a prefeito de Mogi das Cruzes
PRTB/Divulgação
O candidato do PRTB diz no plano de governo que vai promover a inclusão educacional como fonte transformadora para nossas crianças, jovens, adultos e idosos.
Rodrigues promete ampliar investimentos em educação, das redes de escolas municipais (creches, ensino fundamental), do horário de funcionamento das creches e do programa de escola em tempo integral.
Em relação à inclusão na educação, ele diz que vai garantir o acesso à educação Inclusiva para todos os alunos nas redes municipais de ensino, com atendimento educacional especializado.
O candidato ainda afirma que vai reformular a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com incentivo a maior participação e propondo o uso de novas metodologias.
Veja a íntegra do plano de governo de Doutor Roberto Rodrigues aqui
Mara Bertaiolli (PL)
Mara Bertaiolli é candidata à prefeitura de Mogi das Cruzes
Redes sociais/Reprodução
A candidata do PL propõe 39 itens relacionados à educação e educação especial. Mara diz que vai aumentar o número de escolas em tempo integral, priorizando os bairros.
Sobre a oferta de vagas para todas as faixas etárias, a candidata afirma que vai ampliar o nível de escolaridade da população por meio dos programas de Educação de Jovens Adultos (EJA), erradicando o analfabetismo.
Em relação ao ensino superior, ela promete buscar os meios necessários que possibilitem implantar uma Universidade Federal e/ou Estadual com cursos presenciais e/ou EAD.
Na educação especial, Mara diz que vai buscar os recursos necessários para a implantação de novas unidades da Escola-Clínica do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ampliar o atendimento dos alunos com deficiência, garantindo a continuidade em outras esferas da rede de ensino.
Veja a íntegra do plano de governo de Mara Bertaiolli aqui
Professora Sheila Mantovanni (MOBILIZA)
Sheila Mantovanni é candidata à Prefeitura Mogi das Cruzes
Arquivo pessoal
A candidata do Mobiliza apresenta em seu plano de governo uma lista de 11 itens na área de educação. Mantovanni propõe iniciativas para a melhoria da educação, a partir da adoção de um projeto de alfabetização eficaz.
Para a pré-escola, ela sugere a ampliação das vagas e a implementação de creches 24 horas, especialmente para mães que trabalham à noite. Em relação à políticas de inclusão, ela afirma que o atendimento a alunos de educação especial também será priorizado. Além disso, ela promete expandir cursos profissionalizantes, de acordo com a demanda da comunidade.
Outra proposta da candidata é a ampliação do ensino em tempo integral. A qualidade da merenda escolar também será priorizada, assim como a oferta de atendimento oftalmológico e odontológico nas escolas.
Mantovanni também afirma que vai incentivar o fortalecimento das associações de pais e mestres em busca de garantir a melhoria contínua da educação.
Veja a íntegra do plano de governo de Sheila Mantovanni aqui
Rodrigo Valverde (PT)
Rodrigo Valverde é candidato à Prefeitura de Mogi das Cruzes
Arquivo pessoal
Para a área da educação, o candidato do PT diz que vai expandir a rede de creches para garantir que 100% das crianças tenham acesso à educação desde o início, equipando-as com recursos para o desenvolvimento cognitivo e social.
Além disso, ele promete fortalecer o ensino fundamental com o programa “Pé de Meia Mogiano”, incentivando a assiduidade, desempenho, senso de comunidade e poupança para a educação futura.
Na infraestrutura escolar, ele diz que vai implementar os Centros Educacionais Unificados (CEUs), integrando ensino e atividades culturais, além da adoção do Educador Comunitário, fortalecendo a ligação entre escola e lar.
Valverde também propõe programas de formação contínua para professores, alinhados às melhores práticas globais. Para o ensino superior, ele afirma que vai buscar estabelecer uma Universidade Federal e oferecer cursinhos preparatórios e cursos de idiomas para os jovens.
Veja a íntegra do plano de governo de Rodrigo Valverde aqui
Assista a mais notícias sobre o Alto Tietê

Adicionar aos favoritos o Link permanente.