Saiba quem é Mohamed Al-Fayed, ex-dono da Harrods, acusado de estupro 

Ex-dono da loja de departamentos Harrods, em Londres, no Reino Unido, Mohamed Al-Fayed foi acusado de ter estuprado ao menos cinco mulheres que trabalhavam na empresa. De acordo com informações da BBC, mais de 20 ex-funcionárias do estabelecimento afirmaram que sofreram agressões sexuais por parte do bilionário, que morreu aos 94 anos, em 2023.

Os relatos das ex-funcionárias chegaram por meio de um novo documentário, intitulado de Al-Fayed: Predator at Harrods (Al-Fayed: Predador na Harrods, em tradução livre). A produção abordou que a empresa agiu para impedir os abusos sexuais, mas atuou para esconder as acusações.

A rede britânica compartilhou que os casos ocorreram em Londres, Paris, St. Tropez e Abu Dhabi. Em uma das situações, a vítima alegou ter sido abusada por Al-Fayed ainda na adolescência. O bilionário chegou a ser alvo de denúncias, porem o caso não teve grande repercussão.

Ao veículo, o advogado Bruce Drummond, que é o responsável por representar várias ex-funcionárias, contou que “a teia de aranha de corrupção e abuso nesta empresa era inacreditável e muito sombria”. Os atuais donos da Harrods afirmaram estar “completamente chocados” com as denúncias e pediram desculpas às vítimas.

Na imagem com cor, o empresário Mohamed Al-Fayed - Metrópoles
Mohamed Al-Fayed era um bilionário egípcio

 

Na imagem com cor, o empresário Mohamed Al-Fayed - Metrópoles
O empresário foi sogro da princesa Diana

 

Na imagem com cor, o empresário Mohamed Al-Fayed - Metrópoles
Na loja, em Londres, há um espaço em homenagem à Lady Di

Mohamed Al-Fayed

O poderoso da Harrods tinha uma fortuna estimada em US$ 2 bilhões (R$ 10,9 bilhões, na cotação atual), e começou a trajetória na cidade de Alexandria, no Egito. Após o casamento com a irmã de um milionário traficante de armas saudita, Al-Fayed iniciou seu império. Com a mudança para o Reino Unido, assumiu a chefia da Harrods em 1985.

Al-Fayed era pai de Dodi Al-Fayed, namorado de Lady Di morto no mesmo acidente no qual a princesa Diana faleceu. Além de ser proprietário da Harrods, o bilionário também era dono do time de futebol Fulham até 2013.

Mohamed Al-Fayed morreu em 2023, aos 94 anos. Até então, empresário era conhecido por ter uma imagem “agradável”.

Na imagem com cor, fachada da loja Harrods - Metrópoles
A Harrods é uma da lojas de departamento mais famosas do mundo

 

Na imagem com cor, fachada da loja Harrods - Metrópoles
Localizada em Londres, no Reino Unido, também é um ponto turístico da cidade

 

Na imagem com cor, fachada da loja Harrods - Metrópoles
Em entrevista, os atuais donos da Harrods, pediram “desculpas” às vítimas

Harrods

A Harrods é considerada uma das mais famosas lojas de departamentos de luxo do mundo. A marca fica localizada na rua Brompton Road, em Londres, e segue o lema “todas as coisas, para todas as pessoas, em todo lugar”.

Como visita turística, a Harrods proporciona uma decoração de luxo com estátuas, fontes e salas decoradas com diferentes temas. Entre os destaques, há um ambiente destinado aos monumentos comemorativos da princesa Diana.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.